Mobilidade CTTU inicia operação para verificar documentação de veículos

Publicado em: 06/03/2015 11:04 Atualizado em: 06/03/2015 21:21

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou a operação Circule Legal, com o intuito de verificar a regularidade das documentações de porte obrigatório, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos condutores e dos veículos que circulam no Recife. Em três dias, a operação já passou por avenidas como Governador Agamenon Magalhães, Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, além da Via Mangue, onde foram realizadas 216 abordagens e 69 registros de notificações. A operação conta com um efetivo de 18 agentes de trânsito e tem o auxílio de quatro guinchos e de uma viatura de fiscalização móvel, utilizada para identificar, através do reconhecimento ótico de caracteres, os automóveis irregulares. A expectativa é que a blitz seja montada sempre em um local diferente, priorizando os grandes corredores.

Para o gerente geral de trânsito da CTTU, Agostinho Maia, a ação é importante para identificar os veículos e os condutores que estão circulando irregularmente no município, o que muitas vezes pode colocar em risco a segurança viária. "Quando o condutor está circulando sem os documentos de porte obrigatório pode significar que o mesmo não está comprometido com a segurança no trânsito. Há casos de atraso de taxas como o seguro obrigatório, multas vencidas ou ainda pode se tratar de um condutor que está passando por um processo de cassação da CNH.", concluiu.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê nos artigos 162, 230 e 232, multa entre leve e gravíssima para os motoristas que conduzirem sem os documentos de porte obrigatório ou em situação irregular. As multas variam entre R,10 e R$ 957,70 e de 3 a 7 pontos na CNH. Além disso, como medida administrativa, a CTTU pode levar o veículo para o depósito e apreender a documentação irregular.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL