Diario Urbano Caminhões terão acesso bloqueado ao Monte Guararapes

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 10/03/2015 09:55 Atualizado em: 10/03/2015 11:37

Foto: Alcione Ferreira/ DP/D.A Press/Arquivo
Foto: Alcione Ferreira/ DP/D.A Press/Arquivo
Será proibido

Pelo valor histórico e arquitetônico, a decisão em bloquear o acesso de caminhões e veículos de grande porte ao Monte dos Guararapes é acertada. A medida entra em vigor no próximo dia 20 e, não tenhamos dúvida, virá acompanhada de queixas, afinal o controle de carros pesados nunca fez parte da política de preservação de um dos mais importantes sítios históricos do estado. Oxalá não se repita nesse parque, com o título de nacional, o que moradores de Olinda denunciam: a entrada clandestina de caminhões e caçambas na Cidade Alta com material de construção por ausência de fiscais nos fins de semana. Por se tratar de um espaço menos populoso e com menor quantidade de acessos que Olinda, o Monte pode ser uma experiência de sucesso. Seria um contrasenso o Iphan, em parceria com o município, o estado e o Exército, investir tanto em um projeto de requalificação, como acontece, e colocar em risco as estruturas de monumentos e geográfica do parque. Na requalificação estão sendo empregados R$ 3,17 milhões, quantia destinada à criação de vias, passeios, trilhas e espaços de lazer e esporte. É dinheiro público que não pode ficar à mercê da falta de controle.

Alerta em panfleto

Para evitar surpresas, o Exército e a prefeitura distribuem desde ontem panfletos sobre a proibição do acesso de veículos grandes ao Monte dos Guararapes. A partir do dia 20, apenas carros grandes com fins militares, de coleta de lixo, dos bombeiros e das companhias de água e luz poderão subir o monte.

Na calçada

Há semanas, uma árvore na Avenida Boa Viagem, em frente do Edifício Araucária, foi cortada, porém parte do tronco continua de pé. Isso é, segundo os moradores do prédio, senha para lembrarem que a prefeitura apenas age no empurrão. Enquanto isso, tropeções são comuns no lugar.

Sem piedade

Pichadores pesaram a mão nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, rabiscando as macaibeiras dos canteiros centrais. Fizeram nas avenidas o mesmo do entorno da Casa da Cultura, denunciado pela coluna. Com tantas câmaras na cidade, o poder público deveria dar uma espiada para combater esse tipo de crime.

Está funcionando

Apesar da queixa de Maria de Lourdes da Silva, o Hospital Agamenon Magalhães afirmou ontem que 0800 281 2015 está sem problemas. Na sexta-feira, ela ligou várias vezes de Tacaratu, no Sertão, e ouvia a mensagem que o serviço não estava ativo. Acho melhor ficar de olho na operadora de telefonia.

Com medo

Ou a polícia age ou a quantidade de assaltos a ônibus noturnos, que partem do Sertão para o Recife, tende a piorar. Foram registrados cinco roubos em dez dias e sempre no trecho da BR-232 entre Arcoverde e Pesqueira. Tem gente desistindo de viajar à noite e aconselhando amigos a fazerem o mesmo.

Papel e plástico

Na falta de material, funcionários do Centro Médico Especializado (Cemec) de Camaragibe, na Avenida Doutor Belmino Correia, improvisam. Tornou-se comum, nos últimos meses, técnicos de enfermagem usarem caixas de papelão e sacolas plásticas como bacias para dar banhos em pacientes acamados.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL