Diario de Pernambuco
Busca
Sexta-feira Ato no Recife e vigília no Sertão marcam dia de luta pelo direito das mulheres

Publicado em: 05/03/2015 13:35 Atualizado em: 05/03/2015 14:12

Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Para lembrar o Dia Internacional da Mulher, militantes feministas e organizações de mulheres preparam uma agenda de atos. No Recife, cerca de 19 organizações realizam uma caminhada com o tema Mulheres livres do Machismo. O objetivo é  chamar atenção para os altos índices de violência contra a mulher: mais de 24 mulheres foram assassinadas só neste início de ano. A manifestação também chama atenção para a qualidade dos serviços de saúde no estado. A caminhada está marcada para esta sexta-feira, 6, com concentração às 14h no Parque 13 de Maio em direção à Praça do Derby, onde será dançada uma ciranda.

No Sertão, o Fórum de Mulheres do Pajeú realiza uma agenda especial para todo o mês de Março. Até o dia 13 serão proferidas palestras sobre gênero e violência contra a mulher nas escolas públicas do município de Afogados da Ingazeira e região. Nesta sexta-feira, acontece a Oficina Observatório Feminista do Pajeú, onde três 3 mulheres foram assassinadas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. No mesmo dia à tarde, acontece uma Roda de Diálogo sobre a ameaça de retrocesso nos direitos das mulheres conquistados no país. O evento acontece no Espaço Benvirá, do Grupo Mulher Maravilha. 

Haverá ainda uma Vigília pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com alusão às mulheres identificadas no observatório feminista. A atividade acontece na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, em Afogados da Ingazeira.

Participam das atividades representantes das seguintes organizações: Articulação de Mulheres Brasileiras; Central Única dos Trabalhadores; Coletivo Anti-Proibicionista; Coletivo Feminista Diadorim; CSP/CONLUTAS; Consulta Popular; Feminismo Agora; Fórum de Mulheres de Pernambuco; Levante Popular da Juventude; Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem-viver; Marcha Mundial de Mulheres; Marcha das Vadias; Movimento Ana Montenegro; Movimento Olga Benário; Movimento Zoada; Movimento de Mulheres em Luta; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Rede das Mulheres de Terreiro; SIMPERE.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL