Arquitetura As 14 obras de Niemeyer no Nordeste Duas das obras de Niemeyer no Nordeste estão em Pernambuco

Publicado em: 26/03/2015 12:00 Atualizado em: 26/03/2015 12:19

Parque Dona Lindu foi inaugurado há cinco anos. Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A.Press. (Bernardo Dantas/DP/D.A.Press)
Parque Dona Lindu foi inaugurado há cinco anos. Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A.Press.
Inaugurado há exatos cinco anos no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Parque Dona Lindu não é a única obra projetada por Niemeyer em Pernambuco.  O Diario listou as 14 obras do arquiteto mais célebre do País construídas no Nordeste. Confira:


1. Alagoas (1956 e 2005)
Memorial Teotônio Vilela é o monumento mais famoso do estado de Alagoas. (Ibram/Divulgação)
Memorial Teotônio Vilela é o monumento mais famoso do estado de Alagoas.

1956, Ifal - Quando Niemeyer projetou seu primeiro prédio em Alagoas, Brasília, seu trabalho mais importante, nem havia sido inaugurada. A Escola Industrial de Maceió, porém, já trazia traços modernos para a arquitetura da época. Desde 2008, o prédio conhecido como Cefet faz parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal).
2005,  Memorial Teotônio Vilela - O projeto em homenagem ao político alagoano Teotônio Vilela traz as curvas de concreto clássicas de Niemeyer. Uma estátua é protegida pelo sol por uma coberta de concreto e, por sua vez, “vigia” a entrada do memorial, repleto de fotos e documentos que retratam a vida de Vilela. Uma curiosidade do monumento é que a estátua fica sob a sombra da coberta em todas as horas do dia.


2. Bahia (1969 e 1993)
Lápide de Marighella fica no cemitério Quinto dos Lázaros e pode ser tombado. (Reprodução da Internet)
Lápide de Marighella fica no cemitério Quinto dos Lázaros e pode ser tombado.

1969, Lápide de Marighella - A lápide do guerrilheiro e poeta Carlos Marighella, morto em 1969, foi projetada por Niemeyer como homenagem. Com o epitáfio “Não tive tempo de ter medo”, a pedra apresenta ainda o desenho de um homem levantando o braço direito, com os punhos cerrados. Localizada no cemitério Quinta dos Lázaros, no ano passado foi indicada para tombanento pelos vereadores da  cãmara municipal de Salvador
1993, Praça de Oxum -  Niemeyer também assinou o que se tornaria a Praça de Oxum, num terreiro chamado Casa Branca. A obra foi projetada gratuitamente para a recuperação da terreno, depois de ter tido um posto de combustível construído no local.


3. Ceará (1942, 1984 e 2000)

1942, Residência de Herbert Johnson - A única residência projetada por Oscar Niemeyer no Nordeste brasileiro fica em Forteleza, no Ceará, e foi construída há 73 anos. O dono da casa era o norte-americano Herbert Johnson, presidente de uma fábrica de cera.  Atualmente a casa pertence a um hotel e perdeu parte de suas características inicial devido a sucessivas reformas. A obra apresenta as peculiaridades da primeira fase do trabalho de Niemeyer, como elevação da rua com apoio em pilotis.
1984, Prédio Tv Manchete - Niemeyer projetou dois prédios para a TV Manchete no Nordeste. O maior deles, o prédio da emissora em Fortaleza ainda tem o mesmo formato hoje em dia, apesar da extinção da rede. Atualmente, a construção é utilizada pela RedeTV!.
2006, Memorial Coluna Prestes - A passagem da Coluna Prestes pelo Ceará foi homenageada em um monumento criado por Niemeyer na cidade de Cratéus. A obra custou R mil. O memorial lembra o trajeto realizado pela coluna oitenta anos antes. For a do Nordeste, Niemeyer construiu ainda um outro memorial relacionado à Coluna Prestes, muito maior, no estado do Tocantins.


4. Maranhão (2003)

2003, Memorial Maria Aragão - Na capital do estado, São Luís, Niemeyer construiu uma praça em homenagem a sua amiga pessoal, Maria Camargo Aragão. Como Niemeyer, ela estava ligada ao comunismo e foi perseguida durante a ditadura militar. A praça, projetada em 1998, só foi construída cinco anos depois. Além da beleza típica das obras de Niemeyer, com várias curvas de concreto, a vista da baía de São Marcos que se tem quando se está dentro da praça também encanta.


5. Paraíba (2008 e 2012)
Estação Cabo Branco é atração de Campina Grande, no agreste da Paraíba (Aderbal nunes/wikicommons)
Estação Cabo Branco é atração de Campina Grande, no agreste da Paraíba

2008, Estação Cabo Branco - Niemeyer foi responsável por projetar uma megaestrutura no bairro de Altiplano, em João Pessoa. A Estação Cabo Branco foi realizada em 2008 e tornou-se instantaneamente um cartão-postal da capital paraibana. A Estação conta com anfiteatro, museu de exposições permanentes e temporárias, além de lojas e lanchonetes.
2012, Museu de Arte Popular da Paraíba -  No agreste da Paraíba, a obra imponente foi inaugurada poucos dias antes da morte do arquiteto, em frente a um grande açude. É o último projeto dele realizado no Nordeste. No local, podem ser vistos três grandes prédios circulares com paredes de vidro, onde serão homenageados os artistas paraibanos mais célebres.


6. Pernambuco (1984 e 2010)
Torre de Transmissão da Tv Manchete foi a primeira obra de Niemeyer em Pernambuco. Foto: Helder Tavares/DP/D.A.Press (Helder Tavares/DP/D.A.Press)
Torre de Transmissão da Tv Manchete foi a primeira obra de Niemeyer em Pernambuco. Foto: Helder Tavares/DP/D.A.Press

1984, Torre da Tv Manchete - A torre de transmissão da TV Manchete no bairro de Ouro Preto, Olinda, foi a primeira obra de Niemeyer em Pernambuco. Fez parte do “pacote” de obras encomendadas por Adolpho Bloch. Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Ceará foram contemplados com prédios da TV Manchete projetados por Niemeyer. Em Pernambuco, a obra foi construída apenas em parte. No papel, a torre estava acompanhada por anfiteatro imponente, que nunca foi realizado. A TV Manchete foi extinta em 1999, mas a torre de 83 metros continua em uso, transmitindo a programação da RedeTV!.
2000, Parque Dona Lindu - Em frente à orla de Boa Viagem, a obra de R milhões é a mais conhecida de Niemeyer em Pernambuco. Antes de sua inauguração (adiada cinco vezes), foi criticada nas redes sociais pelas pessoas que esperavam um local mais verde no bairro, como é o Parque da Jaqueira para a Zona Norte do Recife. Atualmente, recebe grande público. Principalmente, os recifenses procuram o local para realizar convescotes e praticar atividades esportivas.

7. Rio Grande do Norte (2006 e 2008)
 (Prefeitura de Natal/Divulgação)

2006, Presépio de Natal - Atualmente abandonado e se deteriorando, o presépio que Niemeyer construiu para a capital potiguar custou quase R$ 2 milhões. Em 2013, uma revitalização do local chegou a ser anunciada, quando ele foi escolhido para dar lugar a um Centro Cultural do Banco do Brasil. Contudo, o projeto não foi levado adiante.
2008, Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte - Essa é uma obra polêmica de Niemeyer, apesar de sua qualidade arquitetônica. Por problemas administrativos da prefeitura de Natal, a obra foi interditada pouco tempo depois de inaugurada por, entre outros motivos, ausência de um planejamento financeiro na sua realização.  Ficou sem funcionar de 2008 até op ano passado, quando foi reinaugurado. Apenas nas últimas férias de janeiro, o parque chegou a receber doze mil pessoas.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL