Nota Secretaria de Controle Urbano se pronuncia sobre protesto de ambulantes

Publicado em: 26/02/2015 22:36 Atualizado em: 26/02/2015 22:39

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) enviou nota à imprensa a respeito do processo de ordenamento do comércio informal da Avenida Conde da Boa Vista. Na tarde desta quinta-feira (26), os ambulanters fecharam a Avenida Cruz Cabugá em protesto.

No texto a Semoc informou que "o ordenamento do comércio informal da Avenida Conde da Boa Vista foi feito baseado no diálogo e tem como objetivo resgatar a mobilidade dos milhares de pedestres que passam pela via diariamente".

De acordo com o texto só estão autorizados a realizar vendas os ambulantes cadastrados pela secretaria. "Todos os comerciantes foram avisados da ação através de comunicados oficiais distribuídos pela Semoc, assegurando a transparência na operação. No total, 75 comerciantes foram autorizados a atuar na via de maneira provisória e obedecendo as regras estabelecidas pela secretaria, como a utilização de apenas um equipamento com medidas 1 m x 1 m e a proibição da manipulação de alimentos", diz a nota.

Ainda segundo a secretaria, para garantir o ordenamento destas ações cerca de 20 fiscais da pasta fazem o monitoramento da via diariamente. Os comerciantes cadastrados, ao longo de 2015, serão realocados para os quatro terrenos adquiridos pela secretaria, sendo três na Rua da Saudade e um na Rua 7 de Setembro. Os espaços, garante a prefeitura, contarão com  uma estrutura organizada para clientes e ambulantes e os projetos de todos os espaços já estão sendo elaborados.

A Secretaria de Governo e Participação Social informou, também, que recebeu na manhã desta quinta-feira (26) uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (SINTRACI), conforme havia sido acordado no primeiro encontro na manhã da quarta-feira (25). Conforme solicitado pelo sindicato, a gestão apresentou retorno a todos os itens da pauta do primeiro encontro.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL