Crime ambiental PRF apreende quatro aves silvestres na BR-428 Dois filhotes de papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), um periquito da Caatinga (Eupsitula cactorum) e um pica-pau-verde-barrado adulto (Colaptes melanochloros), foram entregues ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da (Univasf)

Publicado em: 20/02/2015 10:41 Atualizado em: 20/02/2015 11:55

Foto: PRF/ Divulgação
Foto: PRF/ Divulgação
Quatro aves silvestres foram apreendidas na BR-428, município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Os animais foram encontrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dentro de um balde e de uma caixa na carroceria de uma caminhão abordado durante uma ronda no quilômetro 77 da rodovia.


Os policiais teriam parado para prestar auxílio ao caminhoneiro, parado às margens da estrada, com problemas mecânicos no veículo. Segundo a PRF, as aves eram transportadas de maneira irregular, colocando em risco a vida dos animais. Além disso, o motorista de 34 anos, não portava nenhuma licença para transportar as aves.

Os dois filhotes de papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), o periquito da Caatinga (Eupsitula cactorum) e o pica-pau-verde-barrado adulto (Colaptes melanochloros), foram entregues ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Depois de receberem os cuidados necessários, os animais serão devolvidos à natureza. O pica-pau está em risco iminente de extinção.

O motorista foi encaminhado à Polícia Civil do município e deverá responder por crime ambiental. Ele está sujeito a um processo administrativo junto ao Ibama. A pena para este tipo de crime pode variar de seis meses a um ano de reclusão e multa no valor de R  mil a R mil reais por ave apreendida.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL