Paisagem Marco Zero tem piso rachado Frequentadores dizem que fissuras apareceram depois do carnaval. Prefeitura garante que eventuais reparos serão feitos sem custo para o poder público

Publicado em: 26/02/2015 08:00 Atualizado em: 26/02/2015 08:19

Danos ao piso da praça serão analisados por uma equipe da PCR (João Velozo)
Danos ao piso da praça serão analisados por uma equipe da PCR

Principal polo de shows no carnaval e palco de eventos em outras ocasiões do ano, a Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, começa a sofrer com o peso das estruturas montadas. Praticantes diários de esportes no local denunciam que muitas fissuras apareceram após a folia. Além de rachaduras, algumas pedras estão soltas e um ponto do piso parece ter cedido.

O assunto também foi bastante comentado ontem nas redes sociais, com diferentes internautas postando fotos sobre o problema. De acordo com os esportivas, é comum que após a remoção da estrutura de palco e som usados em eventos, o piso fique danificado. “Todo ano isso acontece. Querem culpar as rodinhas dos skates e patins por quebrar o chão, mas colocam toneladas de equipamentos e deixam assim”, reclamou o motorista Renan Mota, 27 anos, que anda de patins no local regularmente.

Além da sujeira acumulada durante a festa e rachaduras antigas, outras mais recentes podem ser vistas. Há ainda pedras soltas e pequenos buracos no chão. Uma das áreas mais prejudicadas fica próxima ao busto do Barão do Rio Branco, onde uma parte do piso parece ter cedido.

De acordo com um funcionário de uma empresa terceirizada, que trabalhava na retirada das ferragens da Praça e que não quis se identificar, o peso dos caminhões que entram no local causam mais danos do que a estrutura do palco.

O estacionamento de caminhões para recolher a estrutura também pode ter gerado danos ao piso (João Velozo)
O estacionamento de caminhões para recolher a estrutura também pode ter gerado danos ao piso

Manutenção
Por meio de nota, a Prefeitura do Recife informou que vai enviar uma equipe da Emlurb ao local para realizar a limpeza e levantar possíveis danos. Também esclareceu que, caso seja necessário, os reparos serão cobrados à empresa responsável pela montagem do palco. A gestão garantiu que o espaço será requalificado sem gasto de dinheiro público.

Saiba mais


1911 é o ano de fundação da Praça Barão do Rio Branco, popularmente conhecida como Marco Zero

31 de janeiro de 1938 é a data de instalação do Marco Zero no local pelo Automóvel Clube de Pernambuco

1998 é o ano de tombamento da Praça pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

1998 também foi o ano da última reforma da Praça e da instalação da obra Rosas dos Ventos, que tem cerca de 40 m e é assinada pelo artista plástico pernambucano Cícero Dias

A Rosa dos Ventos é formada por pedras de quartzo e granito com pigmentação colorida



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL