Festa de momo Maracatus rurais dão o tom do carnaval de Nazaré da Mata

Publicado em: 16/02/2015 15:26 Atualizado em: 16/02/2015 18:01

Maracatus rurais tomaram conta das ruas de Nazaré da Mata. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press
Maracatus rurais tomaram conta das ruas de Nazaré da Mata. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press
Centenas de pessoas foram às ruas de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta segunda-feira (16) de carnaval para acompanhar o tradicional encontro dos Maracatus de Baque Solto. Ao todo se apresentaram 32 grupos da cidade e de outras, como Aliança e Tracunhaém.

Um corredor foi montado na Praça Papa João XXIII, conhecida como Praça da Catedral, para o desfile dos maracatus e os foliões acompanhavam ao lado do espaço reservado para as apresentações. Cada apresentação durou cerca de 20 minutos e era iniciada após a explosão de fogos. Do palco, o mestre comandava os participantes através das toadas (cânticos).

Vestidas de fantasias rosa e lilás, setenta e duas mulheres do Coração Nazareno, grupo 100% feminino, abriram o evento que começou às 8h. As brincantes, que têm idades entre 8 e 80 anos, misturam no seu canto e versos a cultura com uma reflexão sobre gênero, violência e cidadania. A costureira Marinalva Isabel de Freitas, 51, faz o papel de rei do Coração Nazareno há 2 anos. “Gosto muito de brincar. Sinto orgulho dessa cultura que é feita por trabalhadores rurais”, afirmou Marinalva que também já dançou como cabocla.

O colorido das golas do caboclo de lança dos maracatus e maestria do reisado encantou a publicitária paulista Christina Marin, 40. “Tenho amigos que sempre me falavam daqui. Venho para o carnaval de Olinda há 4 anos e esse ano resolvi conhecer o de Nazaré da Mata. Achei genuíno”.

De acordo com governador Paulo Câmara, os maracatus estão fazendo uma festa de alegria e paz. “Pernambuco mais uma vez faz o maior carnaval. É uma honra viver isso, uma tradição tão linda”. No palco, o governador foi homenageado com o trófeu Caboclo de Lança, representando o maracatu rural, e foi presenteado com a gola (parte da roupa do caboclo) com estampa da bandeira do estado.

O prefeito da cidade, Nado Coutinho, falou que o encontro de maracatus atendeu às expectativas. “Quem não investe em cultura, não tem história. O cortador de cana passa o ano todo trabalhando e hoje vem fazer essa festa, se apresentar com muito colorido”, disse Coutinho.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL