Até 2016 Foliões vão ao Recife Antigo para se despedir do carnaval

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 17/02/2015 22:10 Atualizado em:

Eu Quero Maiszinho desfilou pelas ruas do Bairro do Recife na terça-feira. Foto: Jailson da Paz/DP/D.A Press
Eu Quero Maiszinho desfilou pelas ruas do Bairro do Recife na terça-feira. Foto: Jailson da Paz/DP/D.A Press
No meio da tarde, a chuva até desanimou os foliões, mas bastou o céu clarear um pouco para reocuparem as ruas do Bairro do Recife. As Bom Jesus, da Moeda e da Guia que, por volta das 16h, ficaram praticamente vazias, estavam tomadas por blocos, maracatus e bonecos gigantes no começo da noite.

As amigas Suely Gomes e Silvânia Lima foram precavidas. Atentas à meteorologia, saíram de casa, no bairro da Torre, de sombrinhas. “Chuva não atrapalha a folia”, afirmou Suely. Mas como o “toró” foi intenso, as duas compraram capas para os filhos Rafael, 8 anos, e André, 10, respectivamente.

Alguns enfrentaram a chuva com “a cara e a coragem”. Moradora de Petrolina, no Sertão pernambucano, Ana Paula Ribeiro, aproveitou a água para renovar as energias. “Trouxe a chuva comigo e agora vou ficar com ela”, disse.

A diversão da petrolinense incluiu o Maracatu A Cabra Alada e os blocos Eu Quero Maiszinho e Embaixada dos Bonecos Gigantes. Entre uma e outra agremiação, na Rua do Bom Jesus, Ana Paula, acompanhada de amigos recifenses, caia no batuque das orquestras fixas patrocinadas pela Prefeitura do Recife.  

No fim da tarde, mesmo com as idas e as vindas da chuva, o palco da Praça do Arsenal da Marinha era o ponto de encontro das crianças. Bandas infantis se apresentaram para pequenos palhaços, personagens do mundo dos quadrinhos, colombinas, pierrôs e arlequins.

O Marco Zero, com o anoitecer e o rarear da chuva, se tornou o principal endereço para quem chegava ao Bairro do Recife. A programação reuniu, até um pouco depois das 20h, maracatus a bois e orquestras de frevo.

Após às 21h, Claudionor Germano subiu ao palco do Marco Zero com o filho Nonô Germano, a Orquestra Popular do Recifre e o maestro Ademir Araújo. A programação continua com Maestro Forró, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Ed Carlos. Por fim, Alceu Valença e Elba Ramalho.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL