Diario de Pernambuco
Busca
Meio ambiente CPRH devolve à natureza três jacarés de papo-amarelo Arara-canidé que vivia em cativeiro há mais de 10 anos também foi entregue, voluntariamente, por um morador de Candeias

Publicado em: 25/02/2015 14:24 Atualizado em: 25/02/2015 14:35

Filhote de 40 cm foi deixado na sede da agência. Foto: CPRH/ Divulgação
Filhote de 40 cm foi deixado na sede da agência. Foto: CPRH/ Divulgação

Equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) resgataram nesta terça-feira dois jacarés da espécie papo-amarelo (Caiman latirostris): um no bairro de Afogados e outro no bairro da Iputinga, no Recife. Um terceiro animal, desta vez um filhote, foi deixado na sede do órgão. Os três foram devolvidos à natureza na manhã desta quarta-feira.


No início da manhã da terça-feira, funcionários de uma marmoaria situada na Avenida Sul, em Afogados, acionaram o órgão para solicitar o recolhimento do animal. O jacaré tinha cerca de 1,70 m e estava nas dependências da marmoaria, cujo terreno beira a margem de um rio da Bacia do Capibaribe que corta o bairro.

Já no bairro da Iputinga, o jacaré de aproximadamente 60 cm de comprimento, foi trazido de um sítio localizado na cidade de Lagoa do Carro, zona da Mata de Pernambuco.Na mesma tarde, um filhote de 40 cm, trazido do município de Pombos, foi deixado na sede da agência.

Além dos répteis, a equipe resgatou uma arara-canidé (Ara ararauna), que vivia em cativeiro há mais de 10 anos e que foi entregue, voluntariamente, por um morador de Candeias, em Jaboatão de Guararapes, após tomar conhecimento da ação do órgão ambiental. A ave foi levada para avaliação médica e, após o resultado dos exames, será iniciado o processo de reabilitação para a soltura.

Com esse novo exemplar da arara-canindé (já existem duas outras da mesma espécie), sobe para sete a quantidade de araras que estão sob os cuidados da CPRH, para serem reintroduzidas na natureza: duas araras-vermelhas-grandes (Ara chloropterus), uma araracanga (Ara macao) e uma arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus).

O diretor presidente da CPRH lembra a importância da entrega voluntária dos animais silvestres que estão em cativeiro, criados como animais domésticos: “O importante é darmos a esses animais a chance de se reintegrarem ao seu ambiente natural”, defende. O Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH pode ser contactado pelo telefone 31828817.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL