Seca Cinco novos poços serão instalados em Cabrobó, no Sertão

Publicado em: 19/02/2015 08:33 Atualizado em: 20/02/2015 14:53

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Até setembro de 2015, Pernambuco deverá receber cinco novos poços, perfurados e instalados,no município de Cabrobó, no Sertão do estado. Segundo dados do governo federal, três em cada quatro municípios do Nordeste estão em estado de emergência, em virtude da seca. Percentualmente, Pernambuco está entre os cinco estados mais afetados, com 70,2% dos seus municípios atingidos.

 

A ação é uma iniciativa da IHARA, empresa japonesa de defensivos agrícolas, com sede em Sorocaba, interior de São Paulo. Idealizado dentro das comemorações que celebram os 50 anos da companhia, o intuito do projeto é beneficiar comunidades que se encontram em estado extremo de escassez de água. 

 

Levando em consideração essa análise e com um estudo aprofundado sobre o caso, a IHARA escolheu Cabrobó para receber cinco poços artesianos.


“O município é a porta para o projeto de transposição do São Francisco e tem assistido o rio baixar, recebendo água apenas por meio de caminhões pipa. Diante desse cenário, tínhamos que agir. Com esse projeto, cumprimos a nossa missão”, afirma Alessandro Amorim,Gerente Comercial da IHARA, responsável pelo acompanhamento das implantações.

Instalação em andamento – A previsão é que metade dos poços estejam instalados até março e funcionando em sua totalidade até setembro de 2015. Todos serão perfurados e instalados em parceria com a Hidro Forte, empresa responsável pela execução.

“As comunidades selecionadas para receber os poços nesse projeto possuem uma agricultura de subsistência e criação de gado (pequenos rebanhos) como fonte principal de renda. Além disso, analisamos o número de expedições de caminhões pipa; presença de fundo de pasto (local comum, onde é alimentado o rebanho da comunidade); número de residências (famílias); e o fato de não haver outro poço próximo à localidade”, explica Amorim.

Às margens do Rio São Francisco, a cidade de Cabrobó, no Sertão pernambucano, encontra-se hoje em franco processo de desertificação. Entre as causas estão o desmatamento e o acúmulo de sal na terra, que já impossibilita o uso do solo para o plantio.

Além dos cinco poços no estado, a IHARA ainda vai entregar outros 45,divididos entre Sobradinho (BA) e Messias Targino (RN), com cinco poços cada; Mossoró (RN), que receberá 15 poços artesianos; e Juazeiro (BA), que receberá 20.

Empresa - A IHARA atua desde 1965 no mercado e possui em seu portfólio mais de 60 produtos, como fungicidas, herbicidas, inseticidas e produtos especiais, para as mais diversas culturas.

O trabalho da IHARA vai além de apenas levar produtos ao agricultor. A empresa auxilia o produtor rural a otimizar a produtividade com a maior qualidade possível e de forma sustentável.

A IHARA busca ainda estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas do setor para melhor atender ao agricultor, oferecendo-lhe soluções para auxiliá-lo a resolver problemas na lavoura.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL