Mobilidade Túnel da Abolição será inaugurado em 15 de março

Publicado em: 27/01/2015 20:42 Atualizado em: 28/01/2015 00:44

Via será liberada para o tráfego após pavimentação e impermeabilização. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Via será liberada para o tráfego após pavimentação e impermeabilização. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
As obras do Túnel da Abolição serão retomadas esta semana pelo Governo do Estado, que informou, na noite desta segunda-feira (27), a data de inauguração da obra: 15 de março. Localizado no cruzamento entre a Rua Real da Torre e a Avenida Caxangá, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, o túnel tem o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito na Caxangá, excluindo um semáforo na entrada da via.

A conclusão do túnel, que integra as obras do Corredor Leste-Oeste, estava prevista para janeiro de 2014. Além de não ter sido finalizado, teve os trabalhos interrompidos em dezembro do mesmo ano por razões técnicas, segundo o governo.

A decisão de retomar as obras foi tomada nesta terça (27) pelo governador Paulo Câmara (PSB), que, após reunião com o secretário André de Paula determinou a conclusão das obras relacionadas ao empreendimento no prazo mínimo em consonância com os parâmetros construtivos. A intervenção será retomada pelo consórcio responsável (Mendes Júnior/Servix) no próximo sábado (31).

"Antes de conversar com o governador Paulo Câmara, estive reunido, na manhã desta terça-feira, com o consórcio que está à frente das obras e acertamos as condições para a sua retomada ainda nesta semana. Repassei ao governador, que fez questão de garantir a entrega do Túnel da Abolição com a maior celeridade possível. Os recursos estão garantidos, e o Governo de Pernambuco assume esse compromisso ", afirmou o secretário André de Paula.

A fase final das obras do Túnel da Abolição estão divididas em duas partes. A primeira é referente ao campo viário, com o término da implantação da estrutura de pavimentação asfáltica. A segunda está relacionada ao processo de impermeabilização. Devido à particularidade do solo úmido encontrado na região, a intervenção exige um conjunto de medidas que garantam a drenagem e a qualidade do novo equipamento viário.

Com a implantação do empreendimento, a circulação passará a dispor de três faixas de rolamento livre sem interrupções na Rua Real da Torre e mais duas no prolongamento da Avenida Caxangá. Atualmente, a capacidade viária total do cruzamento da Rua Benfica com a Rua Real da Torre, somando os fluxos de todas as aproximações, gira em torno de 4.620 carros por hora. Com a entrega do túnel, a capacidade viária da interseção passará para um patamar em torno de 8.250 veículos por hora.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL