Reforço no policiamento Dois adolescentes são apreendidos nas revistas do Recife Antigo

Publicado em: 18/01/2015 18:31 Atualizado em: 18/01/2015 19:56

 (Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press)

O reforço no policiamento do Recife Antigo, que começou na madrugada deste domingo (18), já resultou na apreensão de dois adolescentes na Ponte Maurício de Nassau. Com eles foram encontrados 13 papelotes de maconha. Os adolescentes foram autuados em ato infracional e foram encaminhados para a Departamento de Polícia da Criança e Adolescente (DPCA).

Além da instalação de viaturas da Polícia Militar (PM) que realizam revistas individuais para coibir tulmutos e o registro de ocorrências, o esquema de segurança inclui o aumento do efetivo de 70 para 100 miliares da Batalhão de Choque, cavalaria, Rocam, Canil e 16º Batalhão da PM. De acordo com comandante do 16º BPM, major Ângelo, durante o período da noite, a probalidade de as corrências aumentarem deverão ser maiores. Dos dias da semana o número é de 30 policiais.

"Os critérios de abordagem são grupos de jovens de quatro a cinco pessoas. Não é questão de vestimenta. Estamos abordando a apartir de atitudes supseitas", disse o major. Segundo ele, o documento de identificação de quem for revistado será solicitado para verificação de antecendente criminais. "As pessoas serão enviados para Delelgacia da Rio Branco e lá será feita a verificação", acrescentou.

Outra medida é que só ambulantes cadastrados podem atuar na área. O caseiro Jailton Freire discordou da atuação da polícia. "É um constangimento muito grande. Acho que existe outras formas de se melhorar a segurança até porque aqui tem segurança no Cais, mas se você sair dessa área não tem policiamento. Hoje a quantidade de policiais está chamando atenção", afirmou Freire, que foi ao bairro com a família.

Já o corretor Jóse Carlos Tavares achou a ação positiva. "Precisamos ter essa preocupação. Quem não deve, não deve temer ser revistado", disse Tavares, frequentador do local.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Recife, Murilo Cavalcanti, a prefeitura irá solicitar à PM os relatórios e registros do esquema para fazer uma avaliação se o reforço continua ou não. "Ninguém quer tansformar isso em um quartel general. É apenas para dar segurança", afirmou.

Insatisfação
Sobre as reclamações da população nas redes sociais sobre as revistas e esquema de segurança adotado, o secretario de Defesa Social, Alessandro Carvalho, disse que a atuação da PM é um método para atender o pedido das pessoas por mais policiamento e por uma polícia mais atuante. "Vejo reclamações espassas. A reclamação por mais poluiciamento tem que ser atendida".



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL