Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas
Acessibilidade GOL inaugura rampa para embarque de clientes com deficiência no Aeroporto de Petrolina Terminal é a terceira base da companhia a oferecer o equipamento exclusivo para embarque e desembarque remotos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/12/2017 17:07 Atualizado em: 05/12/2017 18:07

Ação é mais um investimento da companhia em acessibilidade e inclusão. Foto: Divulgação.
Ação é mais um investimento da companhia em acessibilidade e inclusão. Foto: Divulgação.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes inaugura no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, uma rampa exclusiva para embarque e desembarque remotos. A ação é mais um investimento da companhia em acessibilidade e inclusão e visa atender o alto volume de clientes com deficiência ou mobilidade reduzida que transitam pelo local, além de facilitar o acesso à aeronave neste terminal que não possui ponte de embarque, o chamado finger.

O sistema da rampa é manual e funciona de forma quase que idêntica a das escadas já utilizadas, sendo conectada à aeronave no momento do embarque e desembarque. O equipamento possui ainda tecnologia para abastecimento solar, capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação.

“A escolha de Petrolina como terceira base a receber o equipamento foi feita por meio de um estudo no qual identificamos um histórico da grande quantidade de cadeirantes utilizando esse terminal, assim como a necessidade de finger e de equipamentos para o embarque destes [UTF-8?]clientes”, explica Sérgio Quito, vice-presidente de Operações.

Para facilitar o acesso dos clientes e dar suporte à estrutura dos aeroportos nacionais em que está presente, a GOL conta atualmente com 59 stair tracs (elevadores portáteis de cadeira de rodas para locomoção de passageiros durante embarque), 33 liftkars (modelo mais moderno do equipamento e similar aos stair tracs) e aproximadamente 350 cadeiras de rodas convencionais. A companhia também investe constantemente em treinamentos para o manuseio adequado dos equipamentos e possui ainda, uma sala de assistência especial no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, RI Ogaleão.

Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia disponibiliza nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, máquinas com tradução simultânea para Libras, a língua brasileira de sinais. Passageiros com deficiência visual contam, nos aeroportos nacionais, com um livreto em braile com as informações expostas nos balcões. A companhia também disponibiliza, em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão. O site da GOL segue ainda, o padrão internacional web, contendo a opção de variação de contraste nas cores branca, preta e azul e o aumento de fonte para pessoas com deficiência visual, incluindo daltonismo. Além disso, o site permite a navegação por teclado que atende, principalmente, as pessoas com deficiência visual.

"Não medimos esforços para atender os clientes da melhor forma possível, disponibilizando soluções inteligentes e que ofereçam ainda mais autonomia, agilidade e facilidade de acesso no embarque e desembarque, não apenas dos  passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Trabalhamos continuamente para sermos a primeira opção de escolha dos nossos clientes", complementa o executivo.

Em 2016, o equipamento foi lançado com exclusividade nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).



Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco