Acervo
Mudanças
Cruz Cabugá sofre modificações para melhorar o trânsito
Em horários de pico, quase 30% das viagens ficam comprometidas. Linhas com itinerários de mais de 30 quilômetros perdem mais de meia hora presas no trecho
Publicado: 05/01/2017 às 07:16
A Avenida Cruz Cabugá, principal corredor do Norte/Sul, no trecho urbano do Recife, ainda é uma preocupação para quem usa o BRT e fica preso no congestionamento. Em horários de pico, quase 30% das viagens ficam comprometidas. Linhas com itinerários de mais de 30 quilômetros perdem mais de meia hora presas no trecho.
Para liberar espaço para a faixa exclusiva, algumas medidas já foram tomadas, a exemplo do giro de quadra no cruzamento da via com a Avenida Norte e o alargamento da pista nas imediações da Rua 13 de Maio e da Rua dos Palmares. Outra providência será a construção de uma baia (recuo) nas imediações do Hospital do Câncer para os ônibus convencionais. “Haverá uma redução das linhas convencionais, mas não será possível eliminar todas”, explicou Francisco Papaléo. As obras deverão ser iniciadas em 60 dias.
A implantação da faixa exclusiva só será possível com a transferência da Vila Naval. A Prefeitura do Recife tentou pegar de volta a via urbana que hoje passa por dentro da Vila Naval, mas a Marinha não quis ceder sem uma contrapartida. Após várias negociações houve acordo entre as partes. A Marinha cedeu a área em troca da elaboração de um plano urbanístico que regulamenta o uso dos 125 mil m2 da Vila Naval para serem negociados pela iniciativa privada. O plano já está pronto, mas falta ser aprovado pela Câmara Municipal.
Últimas

Mais Lidas
