Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

PARABÓLICA

Nova parabólica digital leva alegria do São João de Pernambuco

Publicado em: 15/06/2023 09:52

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
Apesar de ser pernambucana, Dona Maria Ferreira, aposentada e moradora da zona rural, nunca teve a oportunidade de ver de perto as quadrilhas juninas de Pernambuco. Ainda assim, se encantava pelo tema, que frequentemente é abordado por seus conhecidos. Neste ano, a espera pelo São João está diferente, pois ela finalmente poderá acompanhar detalhes da festa pela TV.

Dona Maria está entre os beneficiários de programas do governo federal atendidos pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku). Ela teve a sua parabólica tradicional, que captava o sinal de poucos canais e com baixa qualidade, substituída pela nova parabólica digital. Com a mudança, ela passou a ter acesso a uma programação mais extensa e com qualidade de som e imagem muito superior.

"Antigamente, a gente só sabia das festas através de comentários", afirmou a aposentada, que, desde que fez a substituição do equipamento, passou a ter acesso a mais de 80 canais, podendo escolher o que assistir com sua família. "Estamos muito felizes, pois nos livramos da agonia de um sinal ruim e de um som que mal dava para entender o que falavam", comemora Dona Maria.

Por que substituir a parabólica

A nova parabólica digital traz inúmeras vantagens em relação ao equipamento tradicional. Trata-se de um produto mais moderno, com recursos semelhantes aos da TV a cabo, como a possibilidade de conferir toda a programação diária do canal pelo controle remoto.
 
A troca é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV, explica Leandro Guerra, CEO da Siga Antenado. “Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida”.
 
Famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal, e que tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento, podem ter direito à instalação gratuita do kit composto pela nova parabólica digital, receptor, controle remoto e todos os cabos. Para agendar, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco