Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Verão

Diario nas Férias faz rapel e tirolesa em Bonito, no agreste pernambucano

O município é uma excelente opção para curtir um final de semana com a família e estar em contato com a natureza

Publicado em: 04/02/2019 22:08 | Atualizado em: 04/02/2019 23:04

A pedreira tem 30 metros, equivalente a um prédio de 10 andares. Foto: Bonito Rapel/Divulgação

O segundo programa do Diario nas Férias visitou a cidade de Bonito, no Agreste pernambucano. Ela é uma excelente opção para curtir um final de semana com a família e estar em contato com a natureza. O município está a 133km do Recife, tem aproximadamente 40 mil habitantes e é palco de uma das sete maravilhas do estado: as cachoeiras. No total, existem 26 cascatas mas apenas sete são utilizadas pelo turismo. A nossa equipe de reportagem foi até a Véu de Noiva 1, que além do banho de rio, oferece também os esportes rapel e tirolesa. O nosso repórter topou o desafio e resolveu experimentar as duas atividades.

A equipe foi conduzida pelo instrutor da Bonito Rapel, Adauto José. Foto: Cortesia

O instrutor Adauto José da Silva, de 32 anos, explica que a cachoeira foi batizada com este nome devido ao efeito visual da queda d’água em formato de manto nupcial. Ele é coordenador do grupo Bonito Rapel que oferece diversas atividades esportivas no local.  A equipe é composta por cinco atletas e surgiu com o objetivo de oferecer um olhar diferenciado das paisagens de Bonito e proporcionar uma atividade emocionante aos visitantes. “A modalidade que praticamos aqui é a esportiva, direcionada ao lazer. A descida de rapel conta com aproximadamente 30 metros de altura, o que equivale a dez andares de pura adrenalina e emoção”, disse o atleta. A idade mínima para participar é de cinco anos. 

A tirolesa tem aproximadamente 300 metros de cumprimento e 80m de altura. Foto: Bruno Mendes/Cortesia
Na Véu de Noiva 1, além do rapel, existe também a tirolesa. O esporte proporciona cerca de 300m de distância e 70m de altura, o que equivale a 22 segundos de muita emoção e contemplação da paisagem do local. O instrutor Dimas Lima, 30, disse que assim como no rapel, há uma preocupação constante em averiguar todos os aparatos utilizados no esporte. “Muita gente fica com medo no início, mas após ver como a atividade é segura, substitui esse sentimento pelo prazer“, relatou. Além da tirolesa, o grupo também oferece o voo de balão, que acontece geralmente nas manhãs com neblina. 

Nas duas experiências, desde a montagem dos equipamentos até a vivência os instrutores se mostraram atenciosos e comprometidos em oferecer um momento inesquecível. 

O sergipano Bruno Mendes viajou mais de 500km para visitar a cachoeira. Foto: Bonito Rapel/Divulgação

O sergipano Bruno Mendes, estudante de Geografia, viajou quase 500km para conhecer o lugar e ficou encantado com as belezas da região. “Foi uma emoção gigante. O lugar realmente é muito lindo e permite que a gente entre em contato direto com a natureza “. disse o jovem que aceitou o convite do repórter para experimentar as duas aventuras. 


Assista ao vídeo 
 
 
 
Além da Véu de Noiva 1, as pessoas podem visitar também as cachoeiras Pedra Redonda, Barra Azul, Paraíso, Camp do Mágico, Bonito Ecoparque e Véu de Noiva 2. A taxa de entrada varia de R$ 5,00 a R$ 20,00. Todas têm estacionamento e restaurante. É permitido também levar alimentos e bebidas de casa. Vale ressaltar que a conexão com a internet não é boa, então, se prepare para registrar todos os momentos e só postar quando sair do paraíso. Na cidade existe também um teleférico. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Informação ao Turista, localizado no início da cidade, ou através dos números 81 99760-5583 (Adauto/Rapel), 81 9 9637-3837 (Dimas/Tirolesa) ou 3037-4797 (Together Turismo). 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco