Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Lazer Dez praias em Pernambuco para aproveitar as férias Considerado um dos estados mais tropicais do Brasil, Pernambuco possui aproximadamente 187 km de belas praias com águas cristalinas

Por: Mabson Rodrigues - Diario de Pernambuco

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/12/2017 18:43 Atualizado em: 27/12/2017 09:20


Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que no primeiro trimestre de 2017, em Pernambuco, houve um crescimento de 6% no Índice das Atividades Turísticas (IATUR), superando estados como Bahia e Ceará.

Rico em belezas naturais e extremamente diversificado, Pernambuco é atualmente um dos principais destinos turísticos na opinião dos brasileiros. Considerado um dos estados mais tropicais do Brasil, Pernambuco possui aproximadamente 187 km de belas praias com águas cristalinas, que com seu encanto, aumentam ano após ano o número de visitantes, principalmente nas férias. Pensando nisso, o Pernambuco.com preparou uma lista com 10 belíssimas praias para curtir dias de sol, sombra e água fresca. 

Baía dos Porcos – Fernando de Noronha 
Foto: Ministério do Turismo
Foto: Ministério do Turismo

Apesar de pequenina, a Baía dos Porcos é um dos destinos mais procurados do arquipélago de Fernando de Noronha. Rodeada de pedras que formam piscinas de águas transparentes e um paredão rochoso altíssimo com vista do Morro Dois Irmãos, a praia é considerada uma das mais belas do Brasil por sua singularidade e riquezas naturais. 

Baía de Sancho – Fernando de Noronha 
Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco
Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

Eleita pela segunda vez como a melhor praia do planeta, de acordo com a pesquisa anual do TripAdvisor, a Baía do Sancho, localizada também em Fernando de Noronha, é a queridinha do público, principalmente o internacional. Assim como a dos Porcos, a Baía de Sancho é dotada de uma beleza exuberante, que vai desde sua água cristalina, a picos incríveis que podem ser vistos dos grandiosos paredões que cercam a praia.
 
Porto de Galinhas – Ipojuca 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Situada no município do Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco, a praia de Porto de Galinhas é também uma das mais cobiçadas e visitadas de todo o país. Com piscinas naturais formadas por águas claras que misturam tons de azul e verde, Porto de Galinhas é destino certo de muitos visitantes durante as férias. A região é cercada por belíssimos hotéis, resorts, bares e restaurantes e se destaca ainda por sua vasta diversidade cultural e gastronômica. 

Praia de Gaibu – Cabo de Santo Agostinho 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pequena mais bastante agitada, a Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho encanta os visitantes pelo seu charme e movimentação. A principal praia do município atrai os amantes de altas ondas, por ser propícia a prática de surf. O mar aberto e agitado, é complementado ainda com piscinas naturais que junto com o Morro das Pedras, proporcionam aos visitantes uma vista maravilhosa da praia e de seus entornos. 

Praia de Muro Alto – Ipojuca 
Foto: Wikimedia/Commons/Divulgação
Foto: Wikimedia/Commons/Divulgação

Com parte da reserva da Mata Atlântica, coqueiros, recifes, piscinas naturais e três metros de um paredão de areia, a Praia de Muro Alto em Ipojuca, é um cenário completo para quem deseja aproveitar o dia relaxando e se divertindo. Com águas claras e calmas, a praia é ideal para programas em família, principalmente para o público infantil. A região é rodeada por hotéis e resorts que acrescentam a paisagem da localidade. 

Praia dos Carneiros – Tamandaré 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Localizada na área mais tranquila do município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, a praia dos Carneiros, é também um dos destinos mais procurados pelos visitantes durantes o período de férias. A praia é ponto de encontro do público jovem, por oferecer calmaria para banho, areia clara e fofa e ainda ser palco de diversos shows a nível nacional. 

Praia de São José da Coroa Grande 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Situada exatamente no ponto de divisa entre os estados de Pernambuco e Alagoas, a praia de São José da Coroa Grande é considerada uma das mais agitadas e aconchegantes para curtir as férias. Com ondas fortes e ao mesmo tempo tranquilas, a praia de São José é ideal para quem deseja aproveitar o mar com a família. Cercada por piscinas naturais, a localidade é a combinação perfeita para quem procura sossego e também aventuras. Além da praia, o município dispõe de diversas opções de turismo rural e ecológico. 

Praia de Guadalupe – Sirinhaém 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A tranquilidade toma conta dos aproximadamente três quilômetros de extensão que se estendem pela praia de Guadalupe. Localizada em Sirinhaém e formada por falésias, arenitos e coqueirais, a praia é banhada por um mar calmo e cristalino, aparentando ser uma piscina natural, acompanhada ainda com vista para os coqueiros e a vegetação. Mesmo sem muita infraestrutura, a praia de Guadalupe atrai turistas durante a alta temporada, que podem desfrutar de bons momentos no mar e ainda praticar esportes e fazer piqueniques. 

Pontal de Maracaípe - Ipojuca
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Também em Ipojuca, a praia de Pontal de Maracaípe, localizada na foz do rio homônimo, possui águas claras e mornas que alegam a passagem dos visitantes. Palco de grandes circuitos de surf, a baía é rodeada por esportistas adeptos de stand up paddle, windsurf e mergulho. A praia ainda é cercada por coqueiros e cajueiros e dominada por piscinas naturais de águas cristalinas, incluindo a do Rio Maracaípe que encontra com o mar do pontal. 

Ilha de Itamaracá
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Considerada uma das praias que mais se destacam no litoral pernambucano, a Ilha de Itamaracá é cercada por belezas naturais que recebem como reforço, parte da história do local. Colonizado pelos holandeses, o local é palco hoje de um dos pontos turísticos mais importantes de Pernambuco, o Forte Orange, resquícios da passagem dos colonos pelo estado. Além de toda história e paisagens naturais, a Ilha de Itamaracá possui também a Ilhota de Coroa do Avião, bastante visitada por turistas que desejam passear de barco ou lancha.


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco