Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Campos do Jordão Hogwarts à brasileira: Escola de Magia e Bruxaria recria ambiente místico de Harry Potter A Escola de Magia e Bruxaria surgiu em 2015 no Brasil com o objetivo de fazer uma imersão ao universo mágico apresentado na histórias de Harry Potter

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 17/08/2017 23:16 Atualizado em: 17/08/2017 23:27

Foto: Escola de Magia e Bruxaria do Brasil/Divulgação
Foto: Escola de Magia e Bruxaria do Brasil/Divulgação


Há dois anos, a agente de viagens Vanessa Godoy, 27 anos, decidiu unir o trabalho com a paixão por Harry Potter criando uma experiência imersiva dentro do universo do bruxinho inventado por J.K. Rowling. “Pensei em criar um pacote para Orlando ou para os estúdios em Londres (onde foram gravados os filmes), mas ainda não era uma coisa realmente imersiva. Fui bolando em como fazer essa imersão no Brasil”, lembra.

A primeira ideia de Vanessa veio por meio da personagem Berta Holmes, que, em sua concepção, se tornou a ministra mágica do Brasil e antiga diretora da EMB. A partir daí, vieram mais personagens em sua cabeça e o formato de uma Hogwarts à brasileira: a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil. Inspirada no universo de J.K. Rowling, Vanessa montou um totalmente novo, com novas casas — Águias (azul e branco), Esquilos (amarelo e preto), Serpentes (verde e cinza) e Tigres (vermelho e branco) –, e todo um novo contexto. “É como se a gente reconhecesse que existe Hogwarts e o Castelobruxo (as escolas de magia do universo de HP) e tudo estivesse no mesmo universo, mas um novo mundo paralelo no Brasil”, defende.

Foto: Escola de Magia e Bruxaria do Brasil/Divulgação
Foto: Escola de Magia e Bruxaria do Brasil/Divulgação


Para isso, ela viajou o Brasil em busca de castelos no país que pudessem recriar esse universo bruxo. Ela encontrou um em Campos de Jordão, interior de SP, que duas vezes por ano se transforma na sede da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil. O local possui um espaço de 17 mil metros quadrados, com diversos ambientes, inclusive, dormitórios para hospedagem.
Aulas na Escola de Magia e Bruxaria do Brasil

Duas vezes por ano, o castelo abre as portas para receber os alunos. São quatro dias de evento, com aulas de magia (dadas por atores que ao longo do período incorporam os personagens do corpo docente) e campeonatos de quadribol, tudo inspirado no que ocorre na Hogwarts dos livros e dos filmes. “É uma inspiração, mas é tudo autoral. São as nossas varinhas, nossas poções, a nossa história, que é bastante misturada com as lendas e mitologias brasileiras”, adianta Vanessa Godoy.
O próximo encontro começa a partir de 18 de agosto, com o chamado Ano II, para alunos veteranos, que participaram no ano anterior da introdução ao universo da Escola de Magia e Bruxaria. O segundo encontro é de 25 a 28 de agosto, este dedicado para os alunos calouros no Ano I. “Cada evento é para 100 pessoas. Geralmente muita gente vai em grupo, já tiveram até famílias”, lembra a idealizadora.

Foto: Escola de Magia e Bruxaria do Brasil/Divulgação
Foto: Escola de Magia e Bruxaria do Brasil/Divulgação


Quer participar? A matrícula para o Ano I custa R$ 2.950 e para o Ano II custa R$ 2.650. O pacote dá direito a hospedagem nas dependências do castelo nos dormitórios que são separados por casas e gênero; pensão completa com refeições no Grande Salão; o Copo Mágico refil que dá acesso ilimitado ao refrigerante exclusivo da EMB, água e suco; e o Kit aluno, composto por uma capa feita sob medida com as cores da casa no forro, apostilas desenvolvidas por roteiristas para as aulas (cada uma tem 40 minutos de duração), um mapa ilustrado do castelo e medalha e certificado de conclusão.

Um novo universo
O sucesso da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil ultrapassou o próprio evento. Vanessa Godoy adiantou ao Abacaxi de Óculos que, no ano que vem, um livro será lançado por uma editora contando mais sobre esse novo universo. O conteúdo está em fase de produção. A obra será baseada em uma das histórias do universo sobre a Brigada dos Amaldiçoados, uma turma da Casa das Serpentes que se formou em 1996 e fez um pacto secreto. “Os alunos gostam muito dessa história. Tem dois professores dessa Brigada que fazem parte do corpo docente da escola. Ninguém sabe direito o que foi esse pacto desse grupo que lutou na guerra brasileira”, afirma Vanessa.


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco