Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
China O maior teleférico entre montanhas do mundo te leva para a Estrada do Céu O passeio percorre sete quilômetros, por 30 minutos e surpreende quem tem coragem de encarar essa aventura. Passarelas envidraçadas contribuem para a sensação de flutuar entre as nuvens

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 08/05/2017 22:08 Atualizado em: 08/05/2017 22:15

Foto: Sammy Tian/CB/D.A Press
Foto: Sammy Tian/CB/D.A Press

O teleférico balança, inclina-se, enfia-se em lagos de nuvens, ameaçando se chocar contra paredões das espetaculares montanhas. Ao longo de sete quilômetros, por 30 minutos — do Centro da cidade de Zhangjiajie até o pico, no Jardim Suspenso —, os tripulantes da cabine envidraçada avançam dependurados nesse que é chamado o maior teleférico entre montanhas altas do mundo. Ascende lentamente à altitude de 1.279 metros, com inclinações de até 37 graus. Estamos no Parque Nacional da Montanha Tianmen, cidade de Zhangjiajie, na província de Hunan, China Central.

Nessa viagem, os cenários evoluem de plácidas planícies a picos que se elevam e se amontoam, pairando sobre colchões de nuvens. No balançar do trajeto, vislumbra-se a Estrada do Céu (Heaven Linking Avenue ou Tongtian Highway) em toda a beleza de suas 99 curvas, que, por 11 quilômetros, serpenteiam e abraçam a montanha de Tianmen.

Foto: Najeeb Muhmud/Flickr/Reprodução
Foto: Najeeb Muhmud/Flickr/Reprodução

Ao topo, passarelas de vidro de 100 metros de extensão agarram-se nos paredões da montanha, pairando sobre o precipício. Denominada Coiling Dragon Cliff Skywalk, é referência a espetacular panorâmica dessa incrível estrada do dragão, também opção em zigue-zague, por terra, para a ascensão ao topo.

Para além das passarelas de vidro, uma das maiores atrações do Parque Nacional da Montanha Tianmen decorre da geologia predominante na região, montanhas de arenito, erodidas nos últimos dois milhões de anos pelas chuvas intermitentes, dando origem a picos alongados, característicos do complexo cênico de Wulingyuan, localizado a quase 100 quilômetros de Tianmen Mountains, assim como cavernas e grutas.

Foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A Press
Foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A Press

É o caso da Porta do Céu (Heaven’s Gate Cave), colossal arco natural a 131,5 metros de altura, 70m de profundidade e 30m de largura ao fim de uma íngreme escadaria de 999 degraus, chamada de Stairway to Heaven. A sequência de números nove não é acidental: na tradição taoísta, é o símbolo do imperador (filho do céu), portanto, símbolo da fronteira entre os mundos humano e divino. A caverna inspira os mais desatinados espíritos, que desafiam a gravidade e os limites da vida.

Para saber mais

Peregrinação

Entre o mágico e o divino, o natural e o sobrenatural, Tianmen Moutain também abriga o maior reduto de peregrinação budista da província de Hunan: no cimo, ao Norte da montanha, depois de trajeto suspenso de 800m sobre as florestas, o desembarque no Templo Tianmenshan. Edificado durante a dinastia Tang, foi reconstruído depois de ter sido destruído na guerra contra Taiwan. Estende-se por 10 mil metros quadrados, exibindo a arquitetura típica da dinastia Qing, em fusão e harmonia com a esplêndida natureza das montanhas de Tianmen.

Serviço

Onde ir
Tianmen Mountain, situada a 10 quilômetros ao Sul da Cidade de Zhangjiajie, na Província de Hunan, China Central.

Horário de funcionamento: das 8h às 18h. Em períodos de muito frio e nevascas, o parque é fechado.

Como chegar: a forma mais conveniente é por meio da City Garden Cableway, empresa encarregada do transporte por cable car. A estação está localizada na Região Central da cidade de Zhangjiajie. O percurso é belíssimo e dura cerca de 30 minutos.

É possível chegar ao topo da montanha de ônibus, pela Heaven Linking Avenue, em suas 99 curvas. A linha 5 deixa os passageiros ao pé da montanha. A combinação ideal é subir de cable car e descer de ônibus.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco