Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Guia A negócios no Recife? O que fazer e onde comer na melhor fugidinha do Nordeste As melhores opções sobre o que ver e o que não se pode deixar de saborear em uma passada pela capital pernambucana, num guia definitivo, fruto da parceria entre Diario e Expedia Brasil

Por: Rostand Tiago

Publicado em: 31/05/2017 18:15 Atualizado em: 05/06/2017 11:09

 (Priscila Milet/DP)
 
Pensar em atrações para turistas na Região Metropolitana do Recife costuma envolver frevo, sombrinhas, festas e, claro, muitas horas de praia. Porém, esses elementos são constantemente substituídos por palestras, congressos, consultas, maletas e muito aprendizado profissional. E a verdade é que muitos desses profissionais e estudantes têm desejo de conhecer as belezas e encantos de um dos principais berços culturais do país, mas não sabem bem onde buscar o que a cidade tem de melhor. Tem pouco tempo para explorar o Grande Recife? Quer dar uma esticada após aquela reunião, congresso ou simplesmente pensando em alongar a hospedagem para desvendar a região?
 
Confira as opções de hotéis disponíveis no Recife da Expedia Brasil.
A seguir, tudo o que você precisa saber.

Recife do business
Capital nordestina do turismo de negócios, a metrópole pernambucana recebe dois grandes eventos profissionais por mês desde 2013 – são mais de 80 no total, segundo o Recife Convention & Bureau Visitors. Nesse contexto, tem crescido o chamado turismo bleisure (junção de business, “negócios”, e leisure, "lazer", no inglês), que atraiu 90 mil visitantes em quatro anos e impactou a economia em R$ 118 milhões. “O turista de negócios é a principal fatia do estado, representando 35% dos turistas. Nossa prestação de serviços, bem executada, visa ampliar o tempo médio de passagem pelo Recife, que hoje é de 5 dias”, explica o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Adaílton Feitosa. “O gasto médio desse tipo de turista é bem elevado, cerca de R$ 250 por dia. Se a cidade oferece um serviço de qualidade, ele está disposto a pagar para aproveitar melhor o local”, destaca o coordenador do curso de turismo da UFPE, André Durão.

Entre os turistas de negócios do estado estão executivos, médicos e membros da Academia. Se você se enquadra na definição ou quer ser o mais preparado cicerone, confira os guias definitivos para curtir e saborear o Grande Recife:
 
 
Praia de Calhetas
Loteamento Águas Compridas, Cabo de Santo Agostinho

Praticamente todo turista que chega a Pernambuco já ouviu falar de Porto de Galinhas, destino quase obrigatório do estado. Mas quem tem menos tempo e não quer deixar de conferir a beleza das praias locais, Calhetas, no Cabo de Santo Agostinho, é uma das melhores opções, com água límpida para observar a fauna marinha, (poucos, mas) bons restaurantes de frutos do mar, lojas de artesanato e até tirolesa que vai até a superfície do mar. Tudo isso a apenas 50km do Recife.

Funcionamento: 8h às 17h30 (Bar do Arthur e tirolesa)


Sala de Reboco
Rua Gregório Júnior, 264 - Cordeiro, Recife

Considerada uma das melhores casas de forró do país, a Sala de Reboco está constantemente fazendo as pessoas dançarem juntinhas. Grandes nomes do forró nordestino costumam subir ao palco do local, como Maciel Melo, Petrúcio Amorim ou Jorge de Altinho, garantindo uma boa festa noite adentro. Tudo isso em um espaço que garante uma imersão visual na cultura nordestina, com uma decoração tipicamente regional.

Funcionamento: Aberto normalmente nas noites de quinta a sábado
 
 
Cinema São Luiz
Rua da Aurora, 175 - Boa Vista, Recife

Escolha perfeita para quem quer desfrutar da sétima arte em um espaço que traz toda aquela atmosfera de um cinema de rua. Com uma programação escolhida de forma cuidadosa por uma curadoria, o São Luiz traz uma pluralidade de filmes para diversos gostos, além do próprio. que possui uma arquitetura que enche os olhos do visitante. Além disso, o local abriga frequentemente festivais de cinema.

Funcionamento: Aberto de terça a domingo, a partir das 14h
 
 
 
Parque da Jaqueira
Rua do Futuro, 959 - Graças, Recife

Para quem quer aproveitar um lugar mais verde e tranquilo na cidade, o Parque da Jaqueira é uma das melhores opções. Tanto para adultos quanto para crianças, o local oferece diversas opções de lazer, como pistas para caminhadas e bicicleta, além de três parques infantis em sua área. Com mais de 70 mil metros quadrados, o parque é um ótimo lugar para se desligar do agito urbano e aproveitar a calmaria da natureza.

Funcionamento: Todos os dias das 5h às 22h
 
 
 
Villarena Country Pub
Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 2343 - Boa Viagem, Recife 

O Villarena é um dos country pubs mais conhecidos na cidade. Sempre agitado, o local está sempre trazendo boas atrações do sertanejo, forró e outros ritmos que se encontram em alta na atualidade. É um local ideal para quem quer aproveitar a noite, beber e conhecer pessoas em ambiente climatizado numa das áreas mais nobres da cidade, bem perto à rede hoteleira de Boa Viagem. 

Funcionamento: Quinta a sábado, a partir das 22h
 
 
 
 
Parque Dona Lindu
Avenida Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Recife - PE

Inaugurado em 2011, o Parque Dona Lindu oferece uma variedade de atrações, como pistas de skate, galeria de arte e até um teatro. O local frequentemente recebe bons eventos, como peças, shows, oficinas e exposições. Junto à orla de Boa Viagem, é um espaço ideal para aproveitar um finalzinho de tarde na beira-mar e observar as diferentes pessoas que habitam Recife e seu entorno.

Funcionamento: Todos os dias, das 5h às 22h 

 
 
Sítio Histórico
Centro histórico - Olinda

Cartão-postal do carnaval pernambucano, o Sítio Histórico de Olinda está sempre movimentado aos finais de semana ao longo de todo o ano. A região é um dos pontos turísticos mais visitados de Pernambuco, com sua arquitetura característica repleta de imóveis coloridas e suas igrejas históricas. Lá também é um excelente lugar para experimentar a tradicional tapioca do Alto da Sé, assim como acarajés e outras comidas locais.

Funcionamento: Espaço público de visitação diária livre
 
 
 
Mercado de São José
Praça Dom Vital, s/n -São José, Recife

O mais antigo mercado público do Brasil fica no Recife. Com seus 142 anos de existência, o Mercado de São José foi inspirado em mercado parisiense, possui uma arquitetura em estilo neoclássico e é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É um excelente ponto para a compra de artesanatos.

Funcionamento: Segunda à sexta de 8h até às 17h; Sábado até 15h/Domingo até 12h
 
 
 
 
Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand, s/n - São João, Recife 

Sediado em um castelo com arquitetura de estilo medieval, andar pelo Instituto Ricardo Brennand é caminhar pela história do mundo. Com um acervo de artefatos históricos de diversas épocas e localidades, além de obras plásticas também de diversas épocas, como quadros, esculturas, desenhos e gravuras. O espaço é ótimo para passar um tempo e ser contemplado.

Funcionamento: De terça a domingo de 13h às 17h  
 
 
 
 
Marco Zero/Paço do Frevo/Cais do Sertão 
Avenida Alfredo Lisboa, s.n., Bairro do Recife - Recife
Coração do turismo recifense, o Marco Zero conta com um visual deslumbrante de obras arquitetônicas e artísticas, junto ao mar, além de uma estrutura de restaurantes próxima ao cais, central de artesanato e dois museus temáticos à distância de uma pequena caminhada: o Paço do Frevo, com experiências interativas sobre o ritmo, e o Cais do Sertão, com instalações voltadas para a vida no interior e a relação com o Rio São Francisco.

Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30; Sábado e domingo das 14h às 18h
 
 
 

 
Bar do Brilhozinho
Rua Ilha do Destino, 56 - Boa Viagem

Com decoração irreverente e um dono simpático que atende os cliente na mesa, conquistou o coração e a boca da cidade. Peixes e frutos do mar são a especialidade da casa, que se orgulha de ter um dos melhores camarões da cidade. No meio dos empresariais, é um lugar de proporções mais simples, porém com uma atmosfera excêntrica que atrai todos os perfis de visitantes.

Funcionamento: De segunda a sábado, das 11h30 às 23h30; Domingos, das 10h às 22h 
 
 
 
Ramon Hostelbar
Rua Olavo Bilac, 20 - Boa Viagem

É um excelente local para beber e comer com amigos em um ambiente bastante aconchegante. O local possui uma boa oferta de pizzas e drinks e é sempre bem movimentado. Lá ainda funciona um hostel. O local é comandado por um casal de argentinos e possui integrantes de várias nacionalidades na equipe. O nome vem do ator Ramón Valdés, interprete do Seu Madruga no seriado Chaves.

Funcionamento: Aberto de terça a domingo, a partir das 18h
 
 
 
 
Rua Mamede Simões
R. Mamede Simões, 280 - Boa Vista, Recife

Reduto alternativo da noite recifense, a rua é sempre movimentada por sua oferta de bares, como o Central, o Puxinanã e o Frontal. Localizada bem no centro do Recife, a rua é um ponto de encontro bastante conhecido dos recifenses, bastante frequentado por pessoas da cena artística local. Em época de festivais de cinema e teatro na região central do Recife, a rua costuma estar bem cheia e animada.

Funcionamento: Terça a domingo, a partir das 12h


Parraxaxá
Rua Igarassu, 40, Casa Forte

A grande variedade de sabores é o ponto principal do Parraxaxá. Lá é possível saborear comidas típicas de todo o Nordeste. São mais de 120 pratos. A decoração também evoca a regionalidade e o menu de sobremesas também não fica atrás da diversidade do buffet principal, com destaque para a cartola, (banana assada, queijo, açúcar e canela), e vários bolos regionais.

Funcionamento:  De segunda a sábado, das 11h30 às 23h30/Domingos, das 10h às 22h
Endereço alternativo: Avenida Fernando Simões Barbosa, 1200, Boa Viagem, Recife
 
 
 
Oficina do Sabor
R. Amparo, 335 - Amparo, Olinda

Uma das maiores referências da gastronomia local, a Oficina do Sabor traz pratos diferenciados e um atendimento bastante elogiado. Seus diversos tipos de camarão na moranga se destacam, assim como os drinks oferecidos no local. É uma parada obrigatória para quem visita Olinda e perfeito para quem procura uma experiência gastronômica diferenciada.

Funcionamento: Aberto de terça a domingo, a partir das 11h30
 
 
Malakoff Café
Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1142 - Prado, Recife

Para os amantes do café, o Malakoff é o local mais ideal para degustar a bebida e explorar suas várias nuances. O preparo da bebida é feita de maneira muito cuidadosa, com moagem dos grãos feita na hora, levando em conta o gosto pessoal de cada consumidor. Há mais de dez métodos de preparo, que deixam diferentes sabores no paladar, que pode ser completado pelo tradicional bolo de rolo, patrimônio da culinária pernambucana.

Funcionamento: De segunda a sábado, de 12h às 21h 
Endereço alternativo: Rua da Guia, s/n, Bairro do Recife, Recife
 
 
Villa Cardeal Food Park
R. Cardeal Arco-Verde, 289 - Graças, Recife 

Das entradas às sobremesas, é um lugar perfeito para happy hour nas proximidades do polo médico. O Villa Cardeal é o ponto certo para quem procura um espaço dar aquela relaxada com os amigos após o expediente. Localizado na Zona Norte do Recife, o atendimento costuma ser rápido e eficiente. As promoções de bebidas, principalmente cervejas, em certos dias da semana se destacam nas vantagens do Food Park.

Funcionamento: Quarta, quinta e domingo, das 18h às 23h; Sexta e Sábado, das 18h à 0h
 
 
Bode do Nô
Rua Dr. João Guilherme de Pontes Sobrinho, 245, Boa Viagem, Recife

Já é bastante famoso na região, o restaurante garante ter a melhor carne de bode da cidade. É uma referência na comida regional, também em carnes e frutos do mar, além de uma diversidade de preços que agradam vários bolsos. O Bode do Nô também é um dos espaços que podem ser encontrados mais de uma unidade em diversas localidades da Região Metropolitana.

Funcionamento: Segunda à quinta,das 11h às 15h e das 18h às 23h; Sexta, sábado e domingo das 11h às 23h
 
 
 
Casa de Noca
Rua Bertioga, 243 - Bonfim, Olinda

Localizada em Olinda, a Casa de Noca se orgulha de ter a melhor macaxeira do mundo. Em um ambiente bem caseiro, são servidos pratos que satisfazem bem o cliente, seja na qualidade ou na quantidade. A atenção recebida pelos atendentes também é considerada um atrativo à parte. Ideal para quem vai explorar a parte turística de Olinda e precisa dar uma paradinha para recarregar as energias.

Funcionamento: Todos os dias das 11h às 23h
 
 
 
 
Tapioca da Sé
Alto da Sé, Centro histórico - Olinda

Patrimônio gastronômico de Pernambuco, é no Alto da Sé que a tapioca encontra sua capital do sabor. Com profissionais que se dedicam ao preparo do quitute de vários regiões, idades e temperos, é possível encontrar o alimento seco ou ensopado e com recheios doces e salgados. De quebra, o visitante saboreia enquanto curte o visual da Cidade Alta de Olinda.
 
Funcionamento: Todos os dias das 11h às 23h
 
 
 
 

 


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco