Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Folia Brasil é repleto de destinos ideais para quem quer fugir do carnaval É possível encontrar lugares mais calmos para aproveitar os dias de folga em outro ritmo. Se você quer um feriado tranquilo e longe do barulho, ficar em meio à natureza pode ser a solução

Por: Iana Caramori - Especial para o Correio - Correio Braziliense

Publicado em: 02/02/2017 09:36 Atualizado em: 30/01/2017 16:32

Chapada Diamantina: lugar para descansar a alma e os olhos enquanto os outros festejam. Foto: Luana Biankini/Flickr
Chapada Diamantina: lugar para descansar a alma e os olhos enquanto os outros festejam. Foto: Luana Biankini/Flickr

É só escutar o nome da Bahia para associar o carnaval de lá com festas e mais festas. Salvador, inclusive, é um ótimo destino para quem quer aproveitar a data. Mas o estado não é só feito de folia. É possível escolher um destino para relaxar. A Chapada Diamantina é uma dessas opções. Cachoeiras, grutas, rios e morros fazem a alegria de quem quer um pouco de paz durante o carnaval — e nada melhor que a natureza para proporcionar esses momentos. Na Chapada baiana, a agitação fica por conta dos esportes radicais e o barulho é apenas o da natureza.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é formado pelos municípios Lençóis, Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e pelas vilas de Igatu e Vale do Capão, localidades ideais para procurar por hospedagem. A partir daí, é possível começar a definir quais atrações escolher: a trilha do Vale do Pati, escalada, tirolesa no Rio Pratinha, stand up paddle no Rio Marimbus, voo livre em Jacobina, banhos de cachoeira, entre outras atrações.

O Brasil é rico em lugares para curtir ao máximo as festas de carnaval, mas não faltam destinos onde a palavra de ordem é sossego. Descubra mais algumas dessas regiões, entre parques, praias e rios.

Guaramiranga, Ceará
Foto: José Wagner/Setur-CE
Foto: José Wagner/Setur-CE

A região tem uma das menores médias anuais de temperatura do estado, o que acaba sendo um atrativo turístico por si só. Mas não é só o clima mais ameno que chama a atenção. No carnaval, é para lá que vão aqueles que querem fugir do axé e do forró, já que o município sedia o Festival de Jazz e Blues no período. As belezas naturais ajudam a incrementar o roteiro com trilhas, banhos em cachoeiras e visitas a mirantes, como o da Linha da Serra e o Pico Alto. Visite ainda o Mosteiro dos Jesuítas, a Igreja da Gruta e o Teatro Rachel de Queiroz para conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura da região.

Serra da Canastra, Minas Gerais
Foto: Adriano Gambarini/Divulgação
Foto: Adriano Gambarini/Divulgação

Quem vai ao Parque Nacional Serra da Canastra precisa incluir no roteiro a cachoeira Casca D’Anta, grutas, lagos e alguns momentos para observar a rica flora e fauna da região. O destino faz parte de Sacramento, São Roque de Minas e São João Batista, cada um com sua portaria para a parte alta do parque — são esses municípios que oferecem opções de hospedagem para o turista. A região também é conhecida pela produção de queijo. Patrimônio Cultural Imaterial do país desde 2008, o queijo canastra tem um sabor forte e picante. Por ser produzido a partir do leite cru, é preciso estar atento à procedência do produto.

Ilha do Cardoso, São Paulo
Foto: Fabian/Flickr
Foto: Fabian/Flickr

Quando o assunto é preservação ambiental, o município de Cananéia — a mais de 200km da capital paulista — dá o seu show. São cerca de 15 mil hectares de Mata Atlântica intocados, além de praias, piscinas naturais e cachoeiras limpas e preservadas. Em Marujá, o turista encontra toda a estrutura de que precisa, como pousadas, restaurantes e atrações noturnas. Para escolher o destino, é preciso ir preparado: não há energia elétrica e tudo é fornecido por geradores ou energia solar.

Baía Formosa, Rio Grande do Norte
Foto: Ever Siqueira/Flickr
Foto: Ever Siqueira/Flickr

O destino navega nas mesmas águas de preservação da Ilha do Cardoso: a região é a maior área de Mata Atlântica intocada do Rio Grande do Norte. Na Mata da Estrela, que tem visitação restrita por ser uma Reserva Particular de Patrimônio Natural, a Lagoa Araraquara chama atenção pela cor escura, causada pela pigmentação das raízes das árvores e das águas ricas em iodo e ferro. Também vale a pena dar uma volta e um mergulho em algumas das praias quase desertas.

Ilha de Superagui, Paraná
Foto: Zenko Heshiki/Flickr
Foto: Zenko Heshiki/Flickr

Muito diferente da vizinha e movimentada Ilha do Mel, o destino paranaense encanta o turista pela simplicidade e pela tranquilidade. A estrutura turística tem apenas o básico, suficiente para realmente aproveitar as belezas naturais que a ilha tem a oferecer. Nas praias, quem estiver disposto a um mergulho pode encontrar um companheiro pouco comum: o boto-cinza, que nada livremente pelas águas do local. Na Barra de Superagui, estão pousadas, campings e restaurantes.

Delta do Parnaíba, Piauí
Foto: 1000 Dias/Flickr
Foto: 1000 Dias/Flickr

Delta é a foz de um rio que se divide em vários outros braços — cinco, no caso do Parnaíba, que se destrincham e formam mais de 70 ilhas. O passeio começa pela Ilha Grande, a maior do delta. De lá, lanchas partem para um dos santuários do arquipélago, como a Ilha das Canárias. Um bom lugar para se hospedar é a cidade de Barra Grande, distante cerca de uma hora e meia das principais atrações do destino.

» Foliões do quadradinho
De acordo com uma pesquisa realizada pelo site AlugueTemporada, os moradores do Centro-Oeste são os brasileiros que vão ficar mais dias curtindo o Carnaval — 63% dos entrevistados ficarão mais de sete dias viajando. Os destinos escolhidos serão nacionais, já que todos os participantes afirmaram que não viajarão para o exterior nesse feriado. Em relação ao gasto médio, os viajantes do Centro-Oeste pretendem gastar cerca de R$ 2.714, média maior que a das demais regiões do país.

Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco