Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Natureza Aberta a temporada de observação das baleias jubarte em Porto Seguro Os animais migram todos os anos para o litoral baiano e podem ser observadas entre julho e meados de outubro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/07/2016 10:15 Atualizado em: 27/07/2016 15:37

Durante o passeio, ainda é possível contemplar o canto das baleias usando um hidrofone. Foto: Divulgação
Durante o passeio, ainda é possível contemplar o canto das baleias usando um hidrofone. Foto: Divulgação

Nem só de sol e praia é feito o turismo na cidade de Porto Seguro, na Bahia. O destino também abre possibilidades para quem gosta de viajar para curtir a natureza e atrativos naturais. Uma das atrações do município baiano é a Observação das Baleias Jubarte, que teve a temporada aberta neste mês de julho e segue até meados de outubro.

As baleias jubarte migram todos os anos da Antártica para o litoral baiano. Porém, não é possível mensurar a quantidade de animais que chega todo ano ao Brasil. “Com a proibição da caça em 1986, as baleias voltaram a ocupar algumas áreas, que inclui a Costa do Descobrimento”, explica a bióloga Thaís Melo, da Cia do Mar, que organiza os roteiros para observação das baleias em Porto Seguro.

O passeio para observação das baleias começa com uma palestra sobre as características das baleias e o processo de migração. A saída acontece em um barco tipo lancha e tem duração de pouco mais de quatro horas: 1h30 para chegar ao local, 1h de observação e 1h30 para retornar. Durante o passeio, ainda é possível contemplar o canto das baleias usando um hidrofone, aparelho voltado para a captação dos áudios emitidos pelos animais marinhos.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Magalhães, o passeio para observação das baleias jubarte é um dos programas de maior potencial turístico que Porto Seguro apresenta. "Ele oferece conhecimento ecológico além da experiência, que é inesquecível, algo que poucos destinos podem proporcionar”, ressalta.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco