Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Sondagem Pernambucanos lideram intenção de viajar dentro do Brasil Pesquisa do Ministério do Turismo revela que 92,9% dos turistas recifenses escolheram destino nacionais para os próximos seis meses

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/06/2016 17:20 Atualizado em: 08/06/2016 17:24

Porto de Galinhas já foi eleita 10 vezes a melhor praia do país. Foto: Arquivo DP
Porto de Galinhas já foi eleita 10 vezes a melhor praia do país. Foto: Arquivo DP

O percentual de brasileiros que pretendem viajar dentro país atingiu o maior patamar dos últimos cinco anos. Entre os que pretendem viajar nos próximos seis meses, 79,7% estão planejando ir para um destino nacional. O índice é 5,6 pontos percentuais a mais que o registrado em 2015, de acordo com a pesquisa Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. E os pernambucanos lideram a intenção de viajar no país.

"Essa intenção de viajar internamente vem aumentando com a situação econômica do país e a alta do câmbio. Temos trabalhado nos voos internacionais para atrais os turistas estrangeiros, mas também estamos focando no mercado interno porque o Nordeste é o destino campeão na preferência dos brasileiros", disse Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

Entre os recifenses que pretendem viajar nos próximos seis meses, 92,9% revelou que destino será dentro do Brasil. O aumento foi de 35,4 pontos percentuais sobre o mesmo período do ano passado. Os moradores de Belo Horizonte, com 88,8%, aparecem em segundo lugar quando a intenção é viajar pelo Brasil, seguidos por Salvador, com 84,3%.

Carreras ainda revela que a secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai lançar ainda este mês uma campanha para vender Pernambuco como destino para os próprios pernambucanos. "Se o pernambucano está pensando em viajar dentro do Brasil vamos mostrar que ele pode focar no próprio estado e conhecer o que Pernambuco tem", afirmou o secretário. Durante a campanha, a agência de turismo que vender mais vai ganhar uma premiação.

O secretário ainda ressaltou os atrativos do estado. "Para quem procura por praia e sol, Porto de Galinhas já foi eleita 10 vezes a melhor praia do Brasil e a praia do Sancho (Fernando de Noronha) foi eleita pelo TripAdvisor a melhor do mundo. O Instituto Ricardo Brennand foi eleito pelo TripAdvisor o principal museu da América Latina. E, em termos de gastronomia, temos o terceiro polo do país", concluiu.

Transporte
A pesquisa ainda revelou um aumento na procura por viagens de ônibus, que alcançou 17,2% da preferência. No mesmo período de 2015, este índice foi de 10,9%. Porém, o avião ainda é o meio de transporte mais utilizado, com 55,6% da preferência dos turistas.

A pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, avaliou uma amostra de dois mil entrevistados em sete capitais: Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife.

Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco