Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Turismo Gol inicia estudo sobre rota entre Recife e Cuba A rota será a oitava internacional sem escalas operada a partir do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes

Por: Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/06/2016 16:57 Atualizado em: 07/06/2016 17:00

Caso o voo se confirme, a Gol será a primeira empresa brasileira a operar um voo para o país. Na foto, a praia de Varadero, um dos pontos turísticos de Cuba. Foto: Wikimmedia/Reprodução
Caso o voo se confirme, a Gol será a primeira empresa brasileira a operar um voo para o país. Na foto, a praia de Varadero, um dos pontos turísticos de Cuba. Foto: Wikimmedia/Reprodução
 

Até o fim do ano, Pernambuco pode ter mais um voo internacional. A Gol Linhas Aéreas deu início ao estudo de viabilidade da rota ligando o Recife a Havana, capital de Cuba. Caso a frequência se confirme, a companhia será a primeira empresa brasileira a operar um voo para o país da América Central. E a rota será a oitava internacional sem escalas operada a partir do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.

“No momento temos muitos cubanos no Brasil devido ao programa mais médicos. Estima-se que são mais de três mil profissionais trabalhando no Brasil. As famílias deles têm o direito de visitá-los uma vez ao ano. Então, há uma grande oportunidade”, destacou o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras. Segundo ele, Pernambuco já é o estado do Nordeste com a maior oferta de destinos (nacionais e internacionais) e na movimentação de passageiros.

“Em abril, o terminal do Recife registrou 527 mil passageiros, passando Salvador, com 506 mil, e Fortaleza, com 417 mil. Já é um reflexo do início da operação das novas rotas da Azul”, ressaltou Carreras. O Aeroporto do Recife conta com 33 destinos internacionais e nacionais. Para o exterior, os viajantes podem seguir em voos diretos para Lisboa (TAP), Cidade do Panamá (Copa Airlines), Cabo Verde (TACV), Frankfurt (Condor), Miami (TAM, a partir de agosto, e American Airlines, cujo voo será retomado em 15 de dezembro) e Buenos Aires (TAM e Gol).

No último final de semana, a Gol iniciou o voo direto semanal Recife/Montevidéu, que sai do Recife sempre aos sábados, à 0h45, com chegada ao Aeroporto Internacional de Carrasco às 5h55. O retorno da capital do Uruguai também será aos sábados, com saída à 0h55, e chegada à capital pernambucana às 5h40. O trecho será operado em um boeing 737-800, com capacidade para 177 passageiros. Este é o primeiro voo do Nordeste com destino ao país vizinho.

Ainda segundo Felipe Carreras, nos quatro primeiros meses de 2016, Pernambuco recebeu nove mil uruguaios. “Percebemos um aumento principalmente por conta dos voos sem escalas operados para Buenos Aires. O Uruguai tem um potencial muito grande. Tivemos essa constatação após o jogo entre Brasil e Uruguai (pelas eliminatórias da Copa do Mundo), quando tivemos a presença de três mil uruguaios.”

Como parte das ações de divulgação da rota, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realizou uma intervenção cultural na praça principal de Colonia del Sacramento, um dos principais destinos turísticos do Uruguai. Dois passistas fizeram apresentações de frevo, maracatu e ciranda. Também foram distribuídas sombrinhas de frevo e material de divulgação convidando os turistas a conhecerem Pernambuco.

Ontem, representantes de hotéis pernambucanos e do governo do estado promoveram um workshop, seguido de rodada de negócios, sobre as potencialidades das cidades pernambucanas. A presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça, destacou que o estado “é o coração do Nordeste”, ou seja, possui localização privilegiada e atende a todos os públicos, facilitando o interesse dos turistas. “É um ponto que conta a nosso favor.”



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco