Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
CORPUS CHRISTI Tapetes coloridos transformam as ruas em obras de arte durante o feriado Além de abrir caminho para a procissão que celebra o Santíssimo Sacramento, os tradicionais tapetes coloridos viraram atração turística em cidades brasileiras

Por: Márcia Delgado

Publicado em: 18/05/2016 11:06 Atualizado em: 16/05/2016 17:37

Em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, tradição de montar os tapetes tem mais de 50 anos. Foto: Bárbara Lipp/Divulgação
Em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, tradição de montar os tapetes tem mais de 50 anos. Foto: Bárbara Lipp/Divulgação

A tradição católica diz que a celebração do Corpo e Sangue de Cristo deve ser acompanhada não só por oração. Para os fiéis, o Corpus Christi é também uma data para cobrir as ruas com tapetes coloridos, por onde passam as procissões. O costume foi trazido de Portugal e virou atração em várias cidades brasileiras, como Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO) e Castelo (ES) — onde é, inclusive, considerada uma das sete maravilhas do município. Brasília não fica de fora e, durante o feriado cristão, o tapete toma conta da Esplanada dos Ministérios.

Quem pretende sair da cidade no feriado prolongado pode contemplar essas maravilhas país afora. Em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, por exemplo, há mais de meio século, os fiéis se reúnem em torno da tradição. Os preparativos estão a todo vapor, com a produção das serragens coloridas.

A celebração ocorre de 26 a 29 de maio e, entre os temas homenageados, estão os 140 anos de colonização de Flores da Cunha. O evento tem tanto destaque que ganhou, por dois anos seguidos (em 2013 e 2014), o 1º lugar no Prêmio Inovação de Turismo, promovido pelo governo gaúcho. A cada Corpus Christi, a cidade recebe milhares de visitantes para acompanhar não só a celebração cristã como para desfrutar das belezas da região.

Localizada a 150km da capital, Porto Alegre, Flores da Cunha é cercada de natureza exuberante, praças aconchegantes, torres, cascatas, pelo sabor da farta gastronomia e dos deliciosos vinhos. Localizada a 710m de altitude, a cidade ostenta, desde 1994, o título de maior produtora de vinho do país. Não deixe de ir até o Mirante Gelain, para avistar o Rio das Antas, e também ao Mirante Gaio, para apreciar a serra do alto.

Matão (SP)
A Festa de Corpus Christi em Matão, São Paulo, também é tradicional e conhecida pelos turistas. É promovida oficialmente desde 1948. Artistas e voluntários utilizam, todos os anos, em torno de 70 toneladas de material para a confecção dos desenhos, que se estendem por 12 quarteirões. Os milhares de visitantes atraídos pelas ruas enfeitadas contam ainda diversos eventos culturais e de lazer, como: exposições artísticas, feira de artesanato, apresentações musicais, projeto turista artista (o turista participa da confecção dos tapetes), exploflor (exposição e venda de flores) e feira de camelôs. A cidade fica a cerca de 800km de Brasília.

Santana de Parnaíba (SP)
Foto: Levi Bianco/Divulgação
Foto: Levi Bianco/Divulgação

O Corpus Christi também atrai milhares de pessoas de municípios próximos a Santana de Parnaíba. Entre as principais atrações, os tapetes coloridos. Com extensão de cerca de 850 metros, cobrem as principais ruas do Centro Histórico, que por si só é uma atração a parte, com suas casas antigas, do tempo em que a cidade era ponto de partida das expedições bandeirantes ao interior paulista. A distância de Santana de Parnaíba de Brasília é 991,7km. Não deixe de conhecer o Museu Casa do Anhanguera, imóvel do século 17com grande valor arquitetônico e histórico. É a única construção remanescente de casa bandeirista urbana. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em 1958.

Castelo (ES)
Foto: Argeone Eliud/Divulgação/Flickr
Foto: Argeone Eliud/Divulgação/Flickr

Em Castelo, no sul do Espírito Santo, as comemorações da festa de Corpus Christi atraem mais de 80 mil pessoas. Pelo menos 3 mil fiéis voluntários ficam envolvidos na confecção nos tapetes espalhados pela cidade. A tradição de produzi-los no centro surgiu em 1964. Os materiais utilizados são diversos — vão de terra vermelha, passando por borra de café, pó de serra tingido ou natural, a pó de pneus, cal, tampinhas de garrafa pet e bolinhas de gude. A festa de Corpus Christi é considerada uma das sete maravilhas da cidade, ao lado de belezas como a Cachoeira do Pedregulho, o Casarão da Fazenda do Centro, a Igreja Matriz, o Santuário de Aracuí, a Gruta do Limoeiro e o Parque Estadual do Forno Grande.

Pirenópolis (GO)
Foto: Zeus/Flickr
Foto: Zeus/Flickr

Se o destino no feriado é Pirenópolis (GO), além de desfrutarem das belezas do cerrado, os turistas podem acompanhar as celebrações cristãs. A movimentação começa na véspera de Corpus Christi, com a montagem do tapete. Na quinta-feira, os fiéis saem em procissão, que é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte. Não deixe de conhecer pelo menos uma das muitas cachoeiras de Piri. Entre as mais badaladas, estão as do Abade, do Lázaro, das Araras, da Meia Lua, dos Dragões, do Rosário e da Usina Velha.

Cabo Frio (RJ)
Foto: Jéh Perdigó/CB/D.A. Press
Foto: Jéh Perdigó/CB/D.A. Press

A cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro tem uma tradição ainda mais peculiar nas celebrações de Corpus Christi. Para ornamentar as ruas, os fiéis substituem a base de serragem por sal grosso colorido e TNT. O tapete de Cabo Frio é um dos mais conhecidos do país, e quem for à cidade durante esse feriado pode desfrutar de suas praias da areia branquinha. A principal delas é a do Forte, também conhecida como a Praia da Barra, com 7,5km de extensão. É um dos cartões-postais de Cabo Frio e point de turistas. De mar aberto, já foi considerada pelos velejadores como a maior raia do mundo para a prática do esporte. A cidade fica a 1,2 mil km da capital. Próximo, o visitante ainda pode conhecer outras maravilhas, como Arraial do Cabo e Búzios.

Florianópolis (SC)
Foto: Simone Verzola/Flickr
Foto: Simone Verzola/Flickr

A confecção dos tapetes de areia e serragem também é costume na capital catarinense. A procissão de Corpus Christi de Florianópolis ocorre em torno da área central da cidade, entre as praças 15 de Novembro e Pereira Oliveira. Grupos de moradores, congregações religiosas, entidades beneficentes e movimentos ligados à Igreja Católica dividem a tarefa de enfeitar as ruas, cada grupo responsável por uma pequena parte do trajeto de 1,5km. Em visita à cidade, não deixe de conhecer as belas praias — entre elas, a de Jurerê, no bairro dividido entre Jurerê Internacional (com bares, restaurantes e boates) e Jurerê Tradicional (com restaurantes de comida típica”. Fica a 27km do centro de Floripa.

Ouro Preto (MG)
Foto: Edmar Moreira/Flickr
Foto: Edmar Moreira/Flickr

Em Ouro Preto, as ladeiras e o Centro Histórico, forrados por pedras, ficam coloridos nesta época do ano pelo tradicional tapete de Corpus Christi. Seguindo o espírito religioso, não deixe de conhecer as belas igrejas da cidade histórica, localizada a 820km de Brasília, como a de Nossa Senhora do Carmo. A construção de 1766 foi projetada por Manuel Francisco Lisboa e, posteriormente, modificada por seu filho, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O destaque são as torres, coroamento em forma de sino arrematado por pequena pirâmide em obelisco, como na Igreja de São Francisco de Assis. Ao lado, na antiga casa do Noviciado, onde Aleijadinho viveu seus últimos anos, funciona o Museu do Oratório.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco