Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Turismo As cidades brasileiras ideais para visitar em cada mês de 2016 Comece o ano planejando seus roteiros de viagem. De janeiro a dezembro, é possível percorrer o país de norte a sul e aproveitar o que cada lugar tem de melhor

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 05/01/2016 11:16 Atualizado em: 05/01/2016 15:22

Foto: Fernando Vargas/Ferrofotos
Foto: Fernando Vargas/Ferrofotos

A passagem de um ano para outro é um bom motivo para fazer promessas e traçar objetivos. Já pensou em colocar um item que envolva viajar mais na sua lista? Em um país como o Brasil, com clima variado e cultura vasta, não vão faltar lugares para conhecer ao longo de 2016. Se o dinheiro der e a mala estiver pronta, por que não conhecer uma cidade a cada mês? O KAYAK, site líder em pesquisas de viagem, separou destinos que valem a visita.

Janeiro
Balneário Camboriú (SC)
Localizado no litoral norte de Santa Catarina, esse é um dos destinos turísticos com bons preços de passagens aéreas em janeiro, mês que é porta de entrada para o verão e para as férias. Além de belas praias, Camboriú também tem montanhas, teleférico e o famoso Cristo de Luz, que lembra o Cristo Redentor, monumento carioca.

Fevereiro
Recife e Olinda (PE)
Foto: Júlio Jacobina/DP
Foto: Júlio Jacobina/DP

As cidades-irmãs são famosas por conta de seu Carnaval descentralizado e animado, pra todos os bolsos e gostos. Aproveite a época não só para fazer turismo nas praias do litoral pernambucano. Em Olinda, acompanhe os blocos e troças de rua ao som do frevo. Já no Recife, aproveite os polos descentralizados espalhados por diversos bairros, com foco principal no Marco Zero, no Recife Antigo, com programação bastante diversificada.


Março
Aparecida do Norte (SP)

Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press

A 138 km da capital paulista, a cidade é o lar da Catedral-Basílica, terceiro maior templo católico do mundo. Visitar essas e outras atrações como o Morro do Presépio e andar de bondinho são boas pedidas para a Semana Santa que, em 2016, acontece em março.

Abril
Pantanal
Foto: Zuleika de Souza/CB/D.A. Press
Foto: Zuleika de Souza/CB/D.A. Press

No pantanal, bioma que abrange 11 regiões com características diferentes (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Bolívia), o período ideal de visitação é o da seca, entre abril e setembro. Para conhecer, saia de Corumbá ou de Bonito e compre passeios e prepare-se para uma imersão na natureza.

Maio
Lençóis Maranhenses (MA)
Foto: Eduardo Tristão Girão/CB/D.A. Press
Foto: Eduardo Tristão Girão/CB/D.A. Press

Para ver rios, dunas, lagoas e manguezais, visite o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A porta de entrada para lá é Barreirinhas, a 260 km de São Luís. Maio é o período ideal para conhecer, pois é quando começa a estação chuvosa e as lagoas entre as dunas ficam cheias.

Junho
Campina Grande (PB)
Foto: Prefeitura de Campina Grande/Divulgação
Foto: Prefeitura de Campina Grande/Divulgação

Para quem é fã de festa junina, esse é o lugar certo. A Praça do Povo recebe shows, comidas típicas e quadrilhas. A festa é considerada pelos moradores como o maior São João do mundo. Este ano, a comemoração atraiu dois milhões de pessoas.

Julho
Caldas Novas (GO)

Foto: Arquivo/Rio Quente Resorts
Foto: Arquivo/Rio Quente Resorts

Para quem aprecia tranquilidade e aventura e quer fugir do inverno do litoral em julho, a cidade goiana é perfeita, pois tem diversas piscinas de água termal. Adultos e crianças vão se divertir em parques aquáticos como o Parque das Fontes e o Hot Park. Aproveite para visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas e aprecie a bela vista da cidade.

Agosto
Gramado (RS)
Foto: Auremar de Castro
Foto: Auremar de Castro

Construções no estilo europeu, vinícolas, restaurantes e belas paisagens são a marca registrada da cidade, que fica a 115 km da capital, Porto Alegre. Agosto é um mês abençoado por lá: começa o inverno e a cidade sedia o Festival de Cinema.

Setembro
Belém (PA)
Foto: Paulo de Araújo/CB/D.A. Press
Foto: Paulo de Araújo/CB/D.A. Press

Arquitetura histórica e a gastronomia local fazem da capital paraense um lugar incrível para visitar no verão. A cidade tem rios e parques com muitas áreas verdes, além de atrações como o Theatro da Paz, a Casa das Onze Janelas e o mercado Ver-o-Peso, famoso cartão postal do lugar.

Outubro
Manaus (AM)
Foto: Fabiana Leite/Divulgação
Foto: Fabiana Leite/Divulgação

A famosa festa do Boi de Manaus, muito esperada por turistas e moradores da cidade, acontece em outubro. A cidade também agrada com atrações ecológicas. A mais famosa delas é o Encontro das Águas, onde o escuro Rio Negro e o barrento Rio Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas.

Novembro
Natal (RN)
Foto: Ocean Palace/Divulgação
Foto: Ocean Palace/Divulgação

A cidade é dona de uma gastronomia com muita variedade de frutos do mar. O que é melhor: a preços convidativos. Praias, dunas, passeios a bordo de dromedários, tirolesa, esquibunda, passeio de bugue e vida noturna regada a muito forró são alguns dos motivos para ir para lá em novembro, antes que a alta temporada comece para valer.

Dezembro
São Paulo (SP)
Foto: Paulo Whitaker
Foto: Paulo Whitaker

Para quem gosta de compras, dezembro é ideal para ir à cidade mais populosa do Brasil. Regiões centrais como a Rua 25 de Março, Brás e Bom Retiro são grandes atrações no período. Museus, centros culturais, parques, baladas e restaurantes não podem ficar de fora.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco