Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Passeios Inscrições para último Olha! Recife do ano acontecem nesta quinta Roteiros vão abraçar circuito dos poetas, iluminação de Natal e até o Cemitério de Santo Amaro

Publicado em: 16/12/2015 18:05 Atualizado em:

Foto: Marcos Pastich/PCR
Foto: Marcos Pastich/PCR
A última semana de atividades do projeto Olha! Recife este ano vai oferecer passeios pelos atrativos turísticos da cidade. Excepcionalmente para os roteiros deste fim de semana, as inscrições serão realizadas por telefone, a partir das 9h desta quinta-feira. Para participar de qualquer um dos passeios, os interessados devem ligar para o número 3355-8605.

No sábado, o Olha! Recife no Rio levará os inscritos para fazer o circuito da poesia sobre as águas, percorrendo o Capibaribe e a obra de alguns dos mais célebres poetas recifenses. O roteiro contará com interpretação e leitura dramática de textos de poetas da estirpe de Ascenso Ferreira,  Joaquim Cardozo, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Capiba, Carlos Pena Filho e outros. O catamarã embarca rumo à poesia às 9h, do Cais das Cinco Pontas.

No fim da tarde do sábado, o roteiro de ônibus será dedicado à magia do Natal, percorrendo a iluminada decoração de algumas das mais tradicionais praças da cidade, como a do Rosarinho, a do Entroncamento e o Parque Santana, onde os inscritos poderão assistir ao espetáculo Natal para Sempre. O roteiro, que sairá às 17h30 da Praça do Arsenal, passará ainda por ruas inscritas no concurso de decoração natalina Eu Amo o Natal e finalizará na Avenida Rio Branco, que servirá de palco para as apresentações culturais do circuito natalino.

No domingo, o roteiro a pé terá como cenário o cemitério de Santo Amaro, um dos mais antigos cemitérios públicos do país e também o maior da cidade. Construído em 1851, o cemitério foi projetado pelo engenheiro francês Louis Vauthier, o mesmo que assina o teatro de Santa Isabel. A caminhada levará os inscritos para passear entre os jazigos de personalidades como Agamenon Magalhães, Joaquim Nabuco, Manuel Borba, Carlos Pena Filho, Capiba, Chico Science, Ascenso Ferreira, Miguel Arraes, Eduardo Campos. E também para visitar anônimos famosos sepultados por ali, como a Menina Sem Nome, a quem até milagres são atribuídos. O passeio começa às 9h, no portão central do cemitério.

Também às 9h do domingo, o Olha! Recife Pedalando sai da Praça do Arsenal com destino ao passado. Os ciclistas farão o percurso que já foi realizado por muitos de nossos ancestrais, utilizando como pontos de referência os campanários das igrejas para percorrer praças, pátios, largos e as ruas repletas de histórias da região central da cidade. O passeio sairá da Praça do Arsenal, com destino ao Estreito do Rosário e Praça 17. No percurso, igrejas, conventos, mercados, estátuas, pontes e panoramas que se abrem na paisagem recifense.

RECESSO
A partir da próxima semana, o Olha! Recife entra em recesso. As atividades do projeto, que ofereceu 153 roteiros turísticos em 2015 com temas e cenários os mais variados e contabilizou 6.198 inscritos até meados de dezembro, serão retomadas em fevereiro.
 
Olha! Recife no Rio


Tema: Circuito da poesia na águas
Quando: Sábado (19), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

Olha! Recife de Ônibus


Tema: Especial de Natal - Noturno
Quando: Sábado (19), às 17h30
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife Pedalando


Tema: Seguindo os campanários
Quando: Domingo (20), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a Pé

Tema: Cemitério de Santo Amaro
Quando: Domingo (20), às 9h
Saída: Portão principal do cemitério

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco