Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Lazer Olha!Recife realiza passeio pelo bairro de Casa Amarela

Publicado em: 05/11/2015 22:04 Atualizado em: 05/11/2015 23:20

Mercado de Casa Amarela será visitado durante passeio do Olha!Recife. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Mercado de Casa Amarela será visitado durante passeio do Olha!Recife. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
O bairro de Casa Amarela será foco de um dos passeio do Olha!Recife deste final de semana. O roteiro a pé do projeto de sensibilização turística acontecerá neste domingo, com saída marcada para 9h, no Sítio da Trindade. Os interessados em participar deste ou dos passeios de ônibus, bicicleta ou catamarã, devem se inscrever através do site do projeto, a partir das 9h desta sexta. Os participantes deverão levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

Entre os pontos visitados, estará o Mercado de Casa Amarela, inaugurado em 1930, cujas estruturas de ferro são originárias do antigo mercado da Caxangá. Também estão no roteiro a Igreja do Bom Jesus, a sede do América Futebol Clube, e a Bodega do Artur, uma mercearia típica dos anos 50. Outra parada obrigatória será a casa que deu nome ao bairro, perto do terminal da estrada de ferro e que servia de ponto de referência na região.

Também no domingo, o Olha!Recife pedalando homenageará Dom Vital, que protagonizou a Questão Religiosa, conflito que aconteceu no Brasil de março de 1872 a setembro de 1875 entre a Igreja Católica e a Maçonaria, fato que marcou o início da separação entre a igreja e o estado. Os participantes conhecerão a Basílica da Penha, onde seus restos mortais estão sepultados, a praça que leva seu nome, no bairro de São José, e o Palácio da Soledade, onde o bispo morou. A concentração será na Praça do Arsenal, às 9h.

Já o sábado será dia dos passeios de catamarã e ônibus. O primeiro será dedicado às pontes do Rio Capibaribe, na área central do Recife. O barco sairá do Catamaran Tuors, no bairro de Santo Antônio, às 9h. Pela tarde, será a vez do Olha!Recife de ônibus, que visitará pontos importantes da história do protestantismo recifense, incluindo a Igreja Presbiteriana da Boa Vista, Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, Paróquia Luterana de Casa Amarela, Igreja Batista da Capunga e Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana. O passeio sairá, às 14h, da Praça do Arsenal.

Serviço

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito Protestante
Quando: Sábado (7), às 14h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas
 
Olha! Recife no Rio
Tema: Rio Capibaribe e suas Pontes
Quando: Sábado (7), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours
 
Olha! Recife Pedalando
Tema: Circuito Dom Vital
Quando: Domingo (8), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas
 
Olha! Recife a Pé
Tema: Casa Amarela
Quando: Domingo (8), às 9h
Saída: Sítio Trindade - Entrada principal em frente ao casarão


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco