Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Tradição Conheça a história da Oktoberfest em Munique e sua difusão pelo mundo Festa foi criada no início de 1810, para celebrar um casamento. Cem anos depois é que a cerveja de fato entrou na história. A celebração acabou difundida para outros países, inclusive o Brasil

Por: Estado de Minas

Publicado em: 03/09/2015 10:38 Atualizado em:

Danças típicas, com dançarinos caracterizados, integram a programação de Blumenau (SC), cuja festa vai de 7 a 25 de outubro. Foto: Marcelo Martins/Divulgação
Danças típicas, com dançarinos caracterizados, integram a programação de Blumenau (SC), cuja festa vai de 7 a 25 de outubro. Foto: Marcelo Martins/Divulgação

Ninguém enxerga a Oktoberfest como outra coisa senão uma festa da cerveja. Mas ela nasceu como uma comemoração de casamento, sem cerveja, apesar de estarmos falando da Baviera, tradicional produtora de lúpulo. Segundo historiadores, em 12 de outubro de 1810, todos os súditos foram convidados para celebrar as bodas do rei Luis I com a princesa Teresa, da Saxônia-Hilburghausen. Os moradores de Munique se reuniram nos campos em frente à porta da cidade, o chamado Theresienwiese (Gramado de Teresa), para assistir a uma corrida de cavalos.

Reuniu tanta gente que a corte decidiu repetir; a festa e não o casamento. No ano seguinte, acrescentou na programação uma feira agrícola. Depois chegaram um carrossel, balanços, e diante de tanta diversão a duração da Oktoberfest foi ampliada e a data antecipada para os últimos dias de setembro, mais longos e mais quentes. É por isso que a festa tem outubro no nome, apesar de começar mais cedo. E cerveja mesmo só começou a ser servida em 1918, mais de 100 anos depois da primeira edição.

Este ano, a Oktoberfest de Munique será realizada entre 19 de setembro a 4 de outubro. O público anual beira 10 milhões de pessoas, capazes de consumir até 7 milhões de litros de cerveja. A Wiesn, como é chamada pelo público local, uma abreviação de Theresienwiese, é a maior festa típica do mundo. Tanta popularidade foi responsável por inspirar tantas outras festas ao estilo Oktoberfest em outros países, inclusive no Brasil. A de Blumenau, em Santa Catarina, é considerada a maior das Américas. A edição de 2015, a 32ª, vai de 7 a 25 de outubro.

E terá novidades. Uma delas é o Eisenbahn Biergarten, novo pavilhão do Parque Vila Germânica com mais de quatro mil metros quadrados a mais para os oktoberfesteiros. O espaço terá dois pavimentos. No térreo, pontos de comercialização de alimentação e bebidas, sanitários e palco com camarins. O superior terá camarote e uma cozinha: um restaurante para 200 pessoas funcionará no local durante todo o ano. E por falar em comida, uma das atrações da festa, novos pratos serão incluídos, caso do peixe.

Desfiles 

Mas a festa não se resume ao parque. Os Desfiles Oficiais da Oktoberfest, na Rua XV de Novembro, são uma das maiores atrações e encantam pelos grupos folclóricos, de caça e tiro, a Realeza da Oktoberfest, além de brinquedos exóticos, bandas e fanfarras. Para os amantes da bebida mais popular do mundo, o destaque é o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. A disputa ocorre todas as noites, com exceção do primeiro e último dias. As inscrições são gratuitas: blumenauenses e turistas com mais de 18 anos podem participar.

A regra é clara: o concorrente que beber um metro de chope (600ml) em menos tempo, sem babar e tirar a tulipa da boca, vence a competição. São três vencedores por noite. No último dia é revelado o tomador de chope que fez o menor tempo em todos os dias de competição, na categoria masculino e feminino. Curiosidade: como o objetivo da brincadeira é premiar o mais rápido bebedor, o chope usado na competição é sem álcool, permitindo que até o motorista da rodada participe da brincadeira. Não tem como não se divertir.
 
Prepare o visual
 
Traje típico masculino

Chapéu (opcional): tipicamente germânico

Camisa: de manga curta ou comprida, desde que com colarinho. As cores devem harmonizar com os tecidos do traje.

Calça e bermuda: calças longas ou até a altura do joelho ou um palmo acima. A Lederhose, a típica bermuda germânica, é originalmente de couro, mas pode ser confeccionada em outros tecidos.

Suspensórios (opcional): presos por botões, atravessado na parte de trás, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.

Coletes (opcional): não devem ser apertados demais e sempre em cores e detalhes típicos germânicos para combinar com o traje.

Meias: até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.

Sapatos: é permitido sapato social, botina ou bota.
 
Traje típico feminino

Acessórios (opcional): tiara florida, chapéu, bolsa e lenço em modelos típicos germânicos.

Avental (opcional): devem ir até quatro dedos acima do comprimento do vestido.

Blusa: mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra. As cores devem harmonizar com todos os tecidos do traje. Quando acompanhadas do colete, o mesmo 
deve ser típico germânico.

Vestido: os vestidos ou saias típicas são aceitos com detalhes em renda ou bordado, originalmente longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele. Sugere-se o uso da bombacha, típica ceroula feminina germânica.

Meias (opcional): na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs na altura da panturrilha.

Sapatos: só é permitido sapato social, sapatilha e botina, de tons lisos e cores únicas. 
Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.

Lederhose: originalmente masculina, também pode ser usada por mulheres, com tolerância até a metade da coxa.
 
Pacotes

Oktoberfest em Munique

2 noites/Parte Terrestre
Saídas: 1/10/15
Valor: € 775 euros (por pessoa, em apartamento duplo)
O pacote inclui duas noites de hospedagem em Munique, com café da manhã no Eden Hotel Wolff, traslados de chegada e saída em serviço privativo com motorista falando idioma local, visita à Oktoberfest em serviço privativo com guia local falando inglês, uma refeição tradicional alemã em uma das tendas da “Oide Wiesn” (Oktoberfest Antiga) e dois litros de cerveja local, Assist Card.

Oktoberfest em Blumenau

4 noites/Parte terrestre
Saídas: De 7 a 25/10/15
Valor: R$ 1.068 (por pessoa, em apartamento duplo)
O pacote inclui quatro noites de hospedagem em Blumenau, com café da manhã em hotel de categoria turística, traslados de chegada e saída em serviço regular, city tour em Blumenau, dois traslados de ida e volta para os pavilhões da Oktoberfest com ingressos, 
Assist Card Doméstico.

Quem leva

Master Turismo – (31) 3330-3613
www.masterturismo.com.br
 
Até em Belo Horizonte

Belo Horizonte, hoje considerada uma das principais regiões produtoras de cervejas artesanais do Brasil, também tem sua Oktoberfest. Ano passado foi realizada a terceira edição, que transformou a Praça do Papa em uma verdadeira vila germânica. A Praça de Santa Teresa também já sediou a festa. Segundo o consulado da Alemanha na capital, a festa deste ano ainda não foi confirmada, mas tem muita gente de olho na data.


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco