Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Aniversário Jardim Botânico do Recife é eleito um dos cinco melhores do Brasil No aniversário do JBR, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade comemora nova classificação do Ministério do Meio Ambiente

Publicado em: 31/07/2015 12:16 Atualizado em: 03/08/2015 14:55

Jardim Botânico do Recife está entre os cinco melhores do país. Foto: PCR/Divulgação
Jardim Botânico do Recife está entre os cinco melhores do país. Foto: PCR/Divulgação

Neste sábado, o Jardim Botânico do Recife comemora seu 36º aniversário com uma novidade: acaba de ser eleito pelo Ministério do Meio Ambiente um dos cinco melhores do Brasil. A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando à preservação da flora brasileira. Para conseguir o feito, o equipamento precisou atender às 16 exigências da resolução 339 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Entre os requisitos, atenção à produção de mudas nativas, infraestrutura de atendimento ao visitante e corpo técnico qualificado.

Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa comemora o avanço. "A mudança de categoria do jardim é fruto de uma séria de investimentos e de trabalhos realizados desde 2013. Primeiro, fizemos uma grande reforma física no equipamento que deu vida nova a ele. Depois, passamos a incentivar e estruturar melhor as atividades de pesquisa e produção de conhecimento", explica. Com a nova classificação, o Recife fica atrás apenas dos jardins botânicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. É, portanto, o único representante do Norte-Nordeste na lista.

Em junho passado, a Prefeitura do Recife deu início às obras de um novo espaço no Jardim Botânico. Trata-se de um centro de convivência, em que o espaço será usado para exposições, oficinas e também como área de alimentação para os visitantes. Orçado em R$ 197 mil, o centro é composto por uma área coberta, que abrigará 10 mesas e bancos. Também haverá um ponto para venda de lanches saudáveis, com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos naturais. Enquanto não fica pronto, o JBR recebe o público a partir das 9h30 deste sábado no pátio principal. A festa de aniversário contará com atividade de arte-educação, corte de bolo, lançamento de revista científica e apresentação cultural.

Confira a programação de aniversário do Jardim Botânico do Recife:

9h - Boas-vindas com arte-educadores;
10h - Intervenção teatral;
10h30 - Corte de bolo;
11h - Lançamento da Revista Científica Arrudea;
11h30 - Apresentação da Anjoluz Orquestra de Câmara;
14h-15h30 - Trilha monitorada, visitação aos jardins temáticos e atividades no Econúcleo.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco