Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Mercado Viajantes acima de 60 anos ajudam a movimentar segmento turístico Pesquisa afirma que esse grupo etário fez mais de 18 milhões de viagens somente no ano passado - um aumento de 11% nos últimos quatro anos

Publicado em: 14/05/2015 10:29 Atualizado em: 14/05/2015 10:39

Fernando de Noronha vem recebendo mais turistas acima de 60 anos. Foto: Teresa Maia/DP/DA Press
Fernando de Noronha vem recebendo mais turistas acima de 60 anos. Foto: Teresa Maia/DP/DA Press

Viajar é um verbo que interessa a todas as idades. Prova disso é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo. Segundo o levantamento, viajantes como mais de 60 anos fizeram pelo menos 18 milhões de viagens no ano passado, um aumento de 11% nos últimos quatro anos. O número cresce na mesma cadência que cresce o número de idosos no Brasil. Para se ter uma ideia, a população idosa deve chegar a 65 milhões no ano de 2050. Dados do relatório Envelhecendo em um Brasil Mais Velho do Banco Mundial.

O site Skyscanner corrobora o poder de compra do viajante da terceira idade. O líder global em busca online por passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros aponta que 61% dos entrevistados com mais de 55 anos planejam viajar mais em 2015. Ainda de acordo com o Skyscanner, quando questionados sobre os principais motivos pelos quais gostam de viajar, 69% dos entrevistados responderam que viajam para conhecer novos lugares, enquanto 51% dizem que viajam para relaxar, e 46% mencionam o contato com novas culturas como principal motivação. Em tempo, os idosos já responderiam por 15% da carteira de clientes das agências de viagem.

De acordo com Gustavo Longman, um dos sócios à frente do Grupo Ecocharme no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, um dos motivos desse aumento é que hoje estas pessoas possuem mais tempo para se dedicarem ao que gostam, poder aquisitivo e liberdade de escolha, principalmente para planejar a viagem que sempre desejaram. "Acredito que a vantagem de viajar nessa fase da vida é que as pessoas curtem mais o destino escolhido, selecionam melhor o acompanhante e, por serem mais maduras e experientes, não cometem excessos". Ele também relata o aumento deste público na ilha. "Grande parte dessa mudança se deu devido às melhorias de estrutura, como nas trilhas do Parque Nacional Marinho, que ficaram mais acessíveis", justifica.

Sandra Luck, sócia da Luck Viagens, reitera a relação entre expectativa de vida e intenção de viagem. Ela explica que o público considerado da melhor idade possui renda e tempo livre para investir no setor. Dentre os destinos nacionais mais procurados, estariam Gramado, (RS) e Aparecida (SP). Já quando se trata de rotas internacionais, Sandra revela que a Europa ainda é líder. O ideal, no entanto, é procurar uma agência que seja especializada em roteiros turísticos para esta faixa etária. "A viagem deve ser prazerosa, por isso é importante contar com a expertise de empresas que possuem respaldo nesse segmento. Afinal, a ideia é fazer valer a pena o investimento e aproveitar ao máximo a viagem".

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco