Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Internacional Cartagena das Índias atrai pelo charme e o colorido da cidade Um dos portos de saída dos cruzeiros da Pullmantur pelo Caribe, Cartagena é a quinta maior cidade da Colômbia, com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes

Por: Paulo de Tarso Lyra

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 18/05/2015 08:55 Atualizado em: 14/05/2015 09:38

Cartagena das Índias é um dos destinos mais procurados do Caribe. Foto: Janine Moraes/CB/DA Press
Cartagena das Índias é um dos destinos mais procurados do Caribe. Foto: Janine Moraes/CB/DA Press

Escrever sobre Cartagena das Índias, a mais charmosa das cidades colombianas, parece uma heresia. E, no fundo, é. Afinal, Cartagena é o local de nascimento do prêmio Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Márquez. Suas ruas estreitas e sua baía inspiraram livros inesquecíveis, como Amor nos tempos de cólera - uma história de amor que sobreviveu a uma vida inteira de separação - e o conto Ninguém escreve ao coronel, que retrata a espera ansiosa de um comandante da revolução pela carta que lhe aposentaria da vida militar.

Pensando bem, no entanto, heresia de fato é não escrever sobre Cartagena. E as duas obras-primas de Gabo - como também é conhecido o escritor colombiano -, evidenciam uma sensação latente que a cidade inspira: lá, as horas passam em um ritmo diferente. Tudo é tão lúdico que parece de mentira, como o pôr do sol fictício escancarado na última cena de E la nave va, de Federico Fellini.

Um dos portos de saída dos cruzeiros da Pullmantur pelo Caribe, Cartagena é a quinta maior cidade da Colômbia, com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes. Divide-se em duas partes: a nova, com hotéis modernos e vida corrida e a antiga, fundada em 1º de junho de 1533 pelo espanhol Pedro Heredia, e que é toda cercada por muralhas e "protegida" por canhões do século XVI, para impedir a invasão de franceses, holandeses e portugueses. É por dentro dessa cidade murada que o tempo escorre sem pressa.

Convento

Deslize no passeio de charrete, uma das mais tradicionais atrações destinadas aos turistas. Nelas, vemos, em ritmo compassado, as casas tombadas, com suas flores ornando as varandas - por ser patrimônio histórico e cultural da Unesco, elas não são habitadas, já que passaram por um longo processo de revitalização e a manutenção das mesmas se tornaria muito cara para eventuais moradores. De vez em quando, entre um cantor de salsa na praça e um casamento recém-acontecido, esbarra-se em uma calçada com todas as fotos - as mais velhas, transformadas em pinturas - das misses universos nascidas na Colômbia. Algo que eles levam a sério por lá. A atual, inclusive, é nascida na Colômbia: Paulina Veja. A primeira miss colombiana, como brincam os nascidos em Cartagena, é a índia Catalina, que se casou com Pedro Heredia. "90-60-90", brinca nosso guia, numa referência às medidas de busto, cintura e quadril da nativa que tirou o sono do conquistador espanhol.

Vida noturna atrai turistas de todo o mundo. Foto: Janine Moraes/CB/DA Press
Vida noturna atrai turistas de todo o mundo. Foto: Janine Moraes/CB/DA Press

Se as casas ficam vazias, não se pode falar o mesmo dos inúmeros bares que reúnem pessoas do mundo todo para beber cerveja, uísque ou os tradicionais mojitos. Um dos mais atraentes é o Sofitel Santa Clara, à meia-luz, construído onde antes era um convento das irmãs Clarissas e hoje está instalado um dos mais caros hotéis da Cartagena muralhada.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco