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Avião Melhor do Brasil, Aeroporto do Recife apresenta novidades aos passageiros Novo serviço, novo voo, reforma na pista e inauguração de dois elevadores ajudam o Gilberto Freyre a se consolidar como o terminal aeroviário número um do país

Publicado em: 13/04/2015 09:56 Atualizado em: 13/04/2015 09:53

Aeroporto do Recife foi eleito o melhor do Brasil. Foto: Paulo Paiva/DP/DA Press
Aeroporto do Recife foi eleito o melhor do Brasil. Foto: Paulo Paiva/DP/DA Press

Eleito o melhor aeroporto do Brasil pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre comemora a vitória. "Temos a sensação de extrema alegria e orgulho pelo trabalho feito ao longo de tantos anos. A gente não faz aeroporto só. Estou peregrinando, batendo em cada porta e agradecendo as pessoas", comenta Alexandre Oliveira da Silva, o superintendente da Infraero no terminal pernambucano. O resultado foi divulgado na semana passada.

Além do título nacional, o aeroporto celebra outras novidades. Desde março, o Siesta Box, espécie de hotel-cápsula para passageiros em trânsito, está em funcionamento no Embarque Sul. O empreendimento reúne quatro cabines individuais para quem quer tirar um cochilo, assistir à televisão ou usar o próprio computador com mais privacidade. O pagamento é feito via cartão de crédito ou débito, antes de entrar no box. Uma hora de uso custa R$ 49,90.

No mês de junho, o Gilberto Freyre vai ganhar seu sexto voo direto para fora do Brasil. Depois de Miami (Estadps Unidos), Cidade do Panamá (Panamá), Buenos Aires (Argentina), Frankfurt (Alemanha) e Lisboa (Portugal), Praia, capital de Cabo Verde, se soma ao grupo. Operado pela Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV), o voo servirá para acessar não só a África, mas também a Europa. Praia fará conexão para Lisboa, Paris e Amsterdã. Bilhetes já estão sendo vendidos.

A boa fase do aeroporto também é comprovada pela recente reforma da pista, concluída em dezembro de 2014, e a aquisição e funcionamento, em fevereiro passado, de dois novos elevadores. Ao todo, o terminal de Pernambuco possui 11 pontes de embarque e 21 vagas no estacionamento de aeronaves. O estacionamento para veículos, por sua vez, tem estrutura para 2.020. Atualmente, o aeroporto recebe cerca de sete milhões de passageiros por ano, levando em conta 2014. Sua capacidade total, no entanto, é de 16 milhões.

Outros aeroportos

O levantamento elaborado pela SAC foi feito ao longo de 2014. Foram entrevistados 64.539 passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação no Brasil: Recife, Galeão, Congonhas, Manaus, Salvador, Cuiabá, Viracopos, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Guarulhos, Confins, Natal e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Esses terminais respondem por 80% do fluxo brasileiro aeroviário nacional.

Para chegar as nove categorias da premiação, a SAC agrupou os indicadores com maior afinidade entre os 48 itens que fazem parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre. O Aeroporto de Congonhas (SP) venceu em quatro categorias (aeroporto mais confortável, chek-in mais eficiente, raio X mais eficiente, e aeroporto mais cordial). Confins (MG) recebeu o título de serviço público mais eficiente e o aeroporto de Natal (RN), o de mais limpo. O Santos Dumont (RJ) foi avaliado com o melhor serviço de restituição de bagagem. E o terminal de Curitiba (PR) ficou com a premiação de melhor facilidade para os passageiros. O nível de confiança e a margem de erro da pesquisa são, respectivamente, 95% e 5%.

Histórico

A 11 km do centro do Recife, o aeroporto opera voos domésticos e internacionais 24 horas por dia e seu nome é uma alusão ao fato histórico da Batalha dos Guararapes, ocorrida no período colonial brasileiro sobre os morros de mesmo nome, situados em sua lateral oeste. Sua construção antecede a II Guerra Mundial, sendo que o conflito serviu para melhorar a estrutura da Base Aérea do Recife e do próprio aeroporto. O nome oficial foi dado em 2 de julho de 1948.

No início de 1950, foi dado o pontapé inicial das obras de construção do Aeroporto Internacional dos Guararapes e os trabalhos avançaram. Após a conclusão do novo aeroporto, a primeira aeronave brasileira a utilizar oficialmente o Guararapes foi um DC-3, da Real Aerovias, que conduziu o presidente Juscelino Kubitscheck para a inauguração das instalações, em 18 de janeiro de 1958. A TAP foi a primeira empresa estrangeira a reiniciar as operações. Durante anos, o movimento se compunha quase que, exclusivamente, de frequências domésticas e da linha Recife/Lisboa.

Em 7 de janeiro de 1974, o aeroporto passou a ser administrado pela Infraero. Em 1979, foi celebrado um convênio entre o Ministério da Aeronáutica e o Estado de Pernambuco, com a intervenção da Infraero, para desenvolvimento de projetos e execução de obras de reforma. A pista foi ampliada e o prédio reformulado, vindo a ser inaugurado em 1982. Depois dessa reforma, o aeroporto teve sua capacidade bastante superior à antiga, possibilitando o pouso e decolagem de aviões de grande porte, facilitando assim um maior tráfego aéreo internacional.



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