Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA

5G

Anatel discute edital do 5G nesta quinta (25)

Publicado em: 25/02/2021 14:58 | Atualizado em: 25/02/2021 15:17

 (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) retoma nesta quinta-feira (25) as negociações sobre o edital do leilão de frequências da tecnologia 5G, a próxima geração da telefonia móvel. A reunião dos membros do Conselho Diretor da Anatel será realizada virtualmente a partir das 15h para discutir sobre o projeto da licitação. 

Se aprovado, o edital vai licitar faixas de radiofrequência que serão ocupadas pelo tráfego do 5G. O governo esperava fazer a licitação ainda este semestre, mas o prazo está cada vez mais apertado.

Além do 5G, o edital também incluiu uma portaria editada pelo Ministério das Comunicações às vésperas da última reunião da Anatel exigindo que os vencedores da licitação construam uma rede de telecomunicações totalmente nova, sem usar a infraestrutura do 4G como base. Uma estimativa é de que o custo desse projeto possa chegar a R$ 1 bilhão, sem que tenha qualquer retorno para as empresas.
 
Essa tecnologia é fundamental para permitir a conectividade entre máquinas e sensores instalados em fábricas, automóveis e em cidades. Apenas no Brasil, a expectativa é de que o 5G pode ter um impacto de 100 bilhões de dólares no produto interno bruto nos próximos 10 anos.

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco