Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Confira a análise do Galaxy J7 Neo, smartphone da Samsung lançado com foco em TV e redes sociais Novo membro da linha Galaxy J permite instalar dois apps da mesma rede social e traz melhorias para selfies, além de contar com TV Digital HD, confira a análise

Por: Diario de Pernambuco

Por: Rodrigo Carvalho

Publicado em: 13/09/2017 16:30 Atualizado em: 13/09/2017 16:42

J7 Neo é honesto na proposta de ser um celular que passeia entre o básico e intermediário - Foto: Divulgação/Samsung
J7 Neo é honesto na proposta de ser um celular que passeia entre o básico e intermediário - Foto: Divulgação/Samsung

Anunciado no mês de agosto, a Samsung trouxe para o mercado uma das versões mais baratas da sua linha J: o Galaxy J7 Neo, aparelho com especificações que passeiam entre básica e intermediária, e que vem com recursos que caíram na graça dos brasileiros, como o uso da TV Digital e o novo Dual Messenger, função que permite ao usuário utilizar dois aplicativos de redes sociais/mensagens — como o WhatsApp —  ao mesmo tempo. Nós testamos o aparelho por uma semana e analisamos seus pontos positivos e negativos. Confira:

Opinião do usuário e destaques

Testamos o aparelho e o resultado foi satisfatório. A proposta de trazer novamente um dispositivo com TV digital, recurso que é queridinho dos brasileiros foi uma boa sacada da marca, que acaba conquistando um mercado que parecia, até então, um pouco frio. Certamente torna-se uma boa opção no momento atual de smartphones. O ponto negativo do aparelho fica por conta do seu design já batido e utilizado por vários outros smartphones da marca, tornando o dispositivo um pouco genérico e “mais do mesmo” neste quesito. A traseira também merece um destaque: o material utilizado, um plástico fino e frágil não aparenta ter uma boa durabilidade, deixando o produto a vulnerável em caso de quedas.

Não espere aqui um desempenho excelente. É certo que, se você espera encontrar no J7 um celular básico, que cumpra com excelência as funções básicas do dia a dia como acesso às redes sociais, envio de e-mails e alguns jogos leves, ele atenderá com perfeição as suas expectativas. Porém, para os heavy-users, talvez o aparelho não seja uma opção interessante, já que com apenas 2GB de ram e um processador não tão potente em um sistema operacional pesado como o Android, o aparelho pode, muito brevemente, começar a apresentar engasgos para cumprir funções como rodar jogos mais pesados e na utilização do multitarefa, com muitos aplicativos sendo abertos ao mesmo tempo. Com os testes, chegamos à conclusão de que o celular é sim uma boa opção, desde que o usuário, ao comprar, esteja ciente de suas limitações e seu nicho de mercado.

Abaixo, trazemos as especificações técnicas do aparelho para quem deseja saber um pouco mais a fundo sobre o J7 Neo.

Galaxy J7 Neo (direita) foi lançado em agosto junto com o J5 Pro - Foto: Divulgação/Samsung
Galaxy J7 Neo (direita) foi lançado em agosto junto com o J5 Pro - Foto: Divulgação/Samsung

Especificações

As configurações do aparelho são honestas. Temos aqui um conjunto que conta com um processador Octa-Core Exynos 7870 Cortex-A53, de fabricação da própria empresa sul-coreana, rodando a 1.6ghz. O processador gráfico é um Mali-T830MP2 e temos 16gb de armazenamento interno com expansão até 256gb através de cartão micro SD. Todo o conjunto de localização como A-GPS, GLONASS, BDS também está disponível no aparelho, que é 4G.
A tela do smartphone é uma Super AMOLED com resolução HD (1280 x 720 pixels) e o tamanho de 5.5 polegadas, contando com 267 ppi (pixel por polegada) de densidade, o que pode ser uma vantagem para os usuários que curtem jogar ou assistir filmes e séries pelo dispositivo e uma desvantagem para os que preferem um aparelho mais compacto. Sensores de acelerômetro e proximidade estão presentes. Outros como giroscópio e bússolas não fazem parte dos oferecidos pela empresa sul-coreana no modelo.

O aparelho conta também com 2GB de RAM, suporte para dual-SIM, câmera traseira de 13mp com abertura f/1.9 e frontal de 5MP com flash com abertura f/2.2,  leitor de impressão digital e bateria com capacidade de 3000 mAh, o que deve proporcionar ao usuário um aparelho com capacidade para aguentar o dia todo de atividades moderada e picos de intensidade, como a utilização de games ou GPS. O aparelho vem equipado com o Android 7.0 e provavelmente receberá atualização para a nova versão do sistema operacional, o Android Oreo 8.0. 

A Samsung trouxe, além da função Dual Messenger, o recurso ‘Pasta Segura’, que conta com uma camada extra de segurança para seus aplicativos e arquivos; e o Samsung Cloud, com 15 GB de armazenamento na nuvem. Os smartphones também possuem Wi-Fi Inteligente. O recurso, quando encontra alguma rede que já tenha sido acessada anteriormente, conecta o telefone automaticamente, mesmo que a função esteja desligada, ajudando na economia da Internet móvel. 

Preço

Aqui mora uma das maiores vantagens do J7 Neo. Anunciado inicialmente por utópicos R$ 999, já é possível encontrar o aparelho por cerca de R$ 300 reais mais baratos nas lojas de varejo online. Um preço que acaba justificando suas funções e o recolocando como uma boa opção de compra no segmento de smartphones de entrada disponíveis atualmente. 



Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco