Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
aplicativo Whatsapp fora do ar? Usuários relatam instabilidade do aplicativo Nas redes sociais, usuários relatam que o sistema do aplicativo está fora do ar, impossibilitando o envio e recebimento de mensagens

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/08/2017 13:21 Atualizado em: 31/08/2017 13:34

Usuários relatam instabilidade no aplicativo - Foto: Reprodução
Usuários relatam instabilidade no aplicativo - Foto: Reprodução

O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, enfrenta instabilidade desde o início da tarde desta quinta-feira (31). Usuários do aplicativo usaram as redes sociais, como Facebook e Twitter, para reclamar que não estão conseguindo enviar e receber mensagens por meio do aplicativo. Em alguns casos, as mensagens eram enviadas, mas não eram entregues ao destinatário. Ainda de acordo com usuários do twitter, o problema afeta não só o Brasil, mas vários países.
 
De acordo com o site DownDetector, que monitora os servidores dos principais serviços de internet, além de reportar reclamações de usuários, o maior pico de reclamações aconteceu no início da tarde, por volta de 13h.
 
DownDetector informa o pico de reclamações dos usuários sobre o whatsapp - Foto: Reprodução
DownDetector informa o pico de reclamações dos usuários sobre o whatsapp - Foto: Reprodução

Histórico

O mensageiro já foi suspenso algumas vezes no país por determinação judicial. A mais recente aconteceu em julho do ano passado, por determinação da juíza de fiscalização Daniela Barbosa Assunção de Souza, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Antes, em um período de um ano, o Whatsapp já havia sido bloqueado judicialmente outras três vezes. Em todos os casos, os juízes atribuíram a suspensão dos serviços ao descumprimento de pedidos de quebra de sigilo de informações. Órgãos de segurança pública entendem que o aplicativo estaria dificultando investigações das autoridades.
 
Durante a última suspensão, a empresa que controla o Whatsapp disse, em nota, que, "passos indiscriminados como estes ameaçam a capacidade das pessoas para se comunicar, para administrar seus negócios e viver suas vidas". "Como já dissemos no passado, não podemos compartilhar informações às quais não temos acesso. Esperamos ver este bloqueio suspenso assim que possível", afirmou.
 
Em maio do ano passado, também durante uma suspensão, o próprio fundador e presidente executivo do mensageiro, Jan Koum, se pronunciou sobre as decisões da Justiça brasileira. "Mais uma vez, milhões de brasileiros inocentes estão sendo punidos porque um tribunal quer informações que o WhatsApp já disse repetidamente que não tem", pontuou. "Quando você manda uma mensagem criptografada, ninguém pode lê-la além do seu destinatário. Nem mesmo nós", acrescentou.  

Mais informações em instantes. 


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco