Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Conexão 5G será implantado apenas a partir de 2020, aponta entidade "Essa é uma tecnologia que habilitará novos tipos de serviços, em especial no que diz respeito à automatização, é algo diferente do que vimos até agora", disse o diretor sênior da GSMA, Marco Galvan

Por: Agência Estado

Publicado em: 14/04/2017 21:41 Atualizado em:

A implantação do 5G, a banda larga móvel que irá preceder o 4G, irá acontecer apenas a partir de 2020. Isso foi o que disse o GSMA, um órgão que reúne empresas do setor mobile, que incluem operadoras e desenvolvedores de softwares. Por esse motivo, a entidade tem colocado como principal pauta diante dos governos a modernização da regulamentação dos mercados dos países, além de investimentos em infraestrutura para que a cobertura possa ser expandida.

"Essa é uma tecnologia que habilitará novos tipos de serviços, em especial no que diz respeito à automatização, é algo diferente do que vimos até agora", disse o diretor sênior da GSMA, Marco Galvan, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Para se ter uma ideia, atualmente, um teste de velocidade pode comprovar que a transferência do 4G chega a 1 gigabit por segundo (Gbps), mas vale ressaltar que o consumidor normalmente não chega a ter nada perto disso. Por outro lado, o 5G terá em média algo acima de 10 Gbps, sendo que o padrão ideal para ser alcançado é de 20 Ggbps, o suficiente para realizar o download de um filme de alta definição em 10 segundos.

Sebastián Cabello, presidente da GSMA, acredita que alguns países desenvolvidos, como a Coréia do Sul, teste alguns sistemas antes da data prevista de veiculação do sinal 5G. "No entanto, duvido que alguém vá produzir algo fora do padrão. Não é vantajoso criar um padrão paralelo e depois lidar com a incompatibilidade de equipamentos produzidos em larga escala", disse, também em entrevista à Folha de S. Paulo.

Projeto 5G Brasil De olho nas oportunidades, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, e representantes da indústria de telecomunicações lançaram o Projeto 5G Brasil. De acordo com especialistas, a ideia é fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no Brasil para que, em poucos anos, o país já tenha capacidade para oferecer a rede 5G.

"A iniciativa complementa as ações em curso pelo governo federal para o fomento ao desenvolvimento da tecnologia 5G, dentre elas o financiamento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, a participação em fóruns de padronização e a cooperação internacional, trazendo a importante interlocução do setor privado por meio das entidades representadas pela associação", comentou o ministro do MCTI, Gilberto Kassab, em reportagem do portal TEC Mundo. Hoje, o país possui 196 milhões de acessos em internet de banda larga móvel, dentro desse número, apenas 60 milhões acessam a rede 4G. E apesar dessas estatísticas, estudos comprovam que o serviço de internet no Brasil está cada vez mais popularizada. Nesse contexto de tecnologia, portais como o Minha Conexão realizam teste de velocidade com precisão no resultado, e inclusive oferecendo a possibilidade de salvar o relatório de consultas. O site conta com a maior rede de provedores associados no Brasil e o teste de velocidade funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco