Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Produto Relógio inteligente da Samsung é aliado de quem pratica exercícios Testamos o Gear Fit 2, que marca resultados do esforço relacionado ao esporte e ajuda a dar uma incentivada na hora de fazer atividades físicas

Por: Luciana Morosini

Publicado em: 02/09/2016 18:00 Atualizado em: 02/09/2016 18:01

É possível escolher o layout do relógio. Foto: Luciana Morosini/DP
É possível escolher o layout do relógio. Foto: Luciana Morosini/DP

O Samsung Gear Fit 2 é um aliado para os aficionados por atividades físicas. O relógio inteligente da marca sul-coreana é capaz de acompanhar todos os passos, literalmente, dos que praticam exercícios. De forma prática e funcional, o aparelho marca os resultados do esforço relacionado ao esporte. Além disso, para quem gosta de estar sempre conectado, o relógio manda notificações das redes sociais e outros aplicativos. Com design discreto, que se adequa ao uso no cotidiano, o preço a se pagar pelo Gear Fit 2 é de R$ 1.299.

Uma das novidades do smartwatch é o tamanho da tela, que ficou maior. A tela do Gear Fit 2 tem 1,5 polegada, o que torna o acesso fácil e funcional. Porém, justo por isso, o ajuste no braço fica mais difícil para quem tem o punho fino. O design é bem discreto e, desta forma, o relógio se torna um acessório que pode ser usado para além do exercício físico e também no uso cotidiano. E, como é um relógio voltado para o uso em atividades físicas, é resistente a água e pode ficar mergulhado durante 30 minutos em uma profundidade de até 1,5 metro. Ou seja, não se preocupe com o suor.

O primeiro contato com o Gear Fit 2 é nas configurações. Lá, é possível escolher o layout do relógio que mais agrada e também a fonte que será usada. Também insira os dados do perfil de quem vai usar, com data de nascimento, peso e altura. E, a depender do quanto conectado você é, decida qual tipo de notificação será recebida no relógio. A cada interação no WhatsApp, Facebook, Instagram, email, o relógio vibra. Escolhidas as configurações, é hora de começar a brincadeira.

Aparelho parabeniza quando a meta diária de passos é atingida. Foto: Luciana Morosini/DP
Aparelho parabeniza quando a meta diária de passos é atingida. Foto: Luciana Morosini/DP

Funções
A tela é touch screen e basta passar para a lateral que aparece uma nova aba e funcionalidade. Também existem dois botões laterais que ajudam nas mudanças de telas e funções. É tudo bem prático e fácil, mesmo para quem não tem muita intimidade com tecnologia. Para os que gostam de acompanhar o gasto calórico, o relógio ajuda nna questão, já que ele registra a quantidade de caloria gasta durante o dia e, inclusive, deixa o registro das horas em que houve gasto leve, com exercício ou quando estava inativo.

O Gear Fit 2 também marca a quantidade de passos dadas durante o dia. Essa função serve como um incentivo para quem precisa de um empurrãozinho para se exercitar. Principalmente porque é possível estabelecer uma meta diária e, quando alcançada, o relógio manda os parabéns. Ele também registra cada vez que um novo recorde de passos é conquistado. O relógio ainda manda um aviso quando a pessoa passa um bom tempo sem se movimentar. No final das contas, a pessoa se sente estimulada a atingir as metas.

Outra função é para a hora de se exercitar. É possível escolher entre 14 tipos de atividades, como caminhada, corrida, esteira, abdominal, bicicleta e tantas outras. Também deve-se estabelecer uma meta. Basta dar início e o relógio vai informar quando metade da meta for alcançada e vai monitorar os batimentos cardíacos. Ao final, é possível ver a frequência cardíaca mínima e máxima. Desta forma, inclusive, fica mais difícil de dar aquela enrolada durante o exercício.

Relógio monitora a frequência cardíaca de forma automática. Foto: Luciana Morosini/DP
Relógio monitora a frequência cardíaca de forma automática. Foto: Luciana Morosini/DP

Os batimentos cardíacos podem ser monitorados não apenas durante os exercícios. O aparelho mede frequentemente de forma automática e também pode ser acionado sempre que for do desejo. O relógio deixa tudo registrado e dá para fazer um comparativo. Entre outras funções, ainda estão o registro da quantidade de copos de água e xícaras de café ingeridos no dia.

Como agora o Gear Fit 2 conta com antena GPS, o celular não precisa estar perto para que o trajeto do exercício seja mapeado pelo aparelho. O relógio ainda tem um player e 4 Gb de memória. Isso significa que músicas podem ser armazenadas no próprio Gear Fit 2 e podem ser reproduzidas, através do bluetooth, em fones de ouvido sem fio. Também há a possibilidade de fazer o comando através do telefone para a música que vai ser reproduzida no celular.

Mesmo com tantas opções de funcionalidade, a bateria dura bastante e chega a precisar de recarga apenas depois de três dias de uso severo, com tudo que tem direito, inclusive bluetooth, GPS e wifi. A recarga é feita de forma bem simples, bastante conectar o relógio em um aparelho que se liga na tomada.

Sincronia
Se o primeiro Gear Fit era compatível apenas com dispositivos da Samsung, agora na sua segunda geração a funcionalidade dele foi ampliada, já que funciona em qualquer Android 4.4 ou superior. Ou seja, se você é dono de um iPhone, é importante saber que o Gear Fit não sincronizará com ele.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco