Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Segurança Aplicativo promete ajudar no combate à violência Plataforma, que já vem sendo utilizada no Agreste do estado, prescinde da parceria com os municípios e da retaguarda de uma central de atendimento

Por: Ketheryne Mariz

Publicado em: 24/08/2016 17:15 Atualizado em: 24/08/2016 20:01

Qualquer pessoa pode baixar o app, que já está disponível na versão Android. Foto: divulgação
Qualquer pessoa pode baixar o app, que já está disponível na versão Android. Foto: divulgação
Imagine um estado 100% seguro. Para o administrador de empresas Everton Cruz este sonho está a um clique. Ele é um dos fundadores do Sempre Alerta, aplicativo criado para aproximar a população dos órgãos de segurança fazendo com que, juntos, combatam a violência. A ideia é aque a população tenha uma participação efetiva na ação policial, ainda que apenas como testemunha, enviando cenas e relatos de ações suspeitas. Pernambuco é o primeiro estado a testar o aplicativo, que já está funcionando em quase todo o Agreste e deve chegar ao Recife até o final do ano.

O mecanismo é simples. A população faz o alerta por meio de mensagens de texto, imagens ou vídeo, de forma bastante semelhante aos aplicativos de trocas de mensagens. Os criadores da plataforma acreditam que o usuário que tem em mãos o aplicativo certamente conhece melhor a cidade onde vive e, dessa forma, tem condições de saber se algo fora do habitual está acontecendo, evitando furtos, assaltos e outros tipos de violência.

"Nossa intenção é tornar Pernambuco o estado mais seguro do país", declara Everton Cruz, assumindo a ambição. Ele explica que, ao contrário da maioria dos projetos de tecnologia, geralmente lançados nas capitais, a apresentação do aplicativo teve início no interior. "Decidimos interiorizar o projeto porque não quermos ser apenas mais um. Vamos levar adiante o conceito de cidade inteligente e fazer com que a população se aproprie da sua cidade", diz.

A plataforma também garante o anonimato da pessoa que pede o serviço, mas tem mecanismos que ajudam a combater falsas denúncias. "Sabemos o alto prejuízo causadas por trote e o Sempre Alerta pode encontrar a pessoa que passou a denúncia falsa. Já aconteceu de ligarmos para a pessoa perguntando o motivo de ter passado o trote, desde então a pessoa não voltou a causar problemas", conta o designer do projeto, Henrique Mafra.

Para instalar o Sempre Alerta basta baixá-lo e cadastrar-se. A intenção é que seja um serviço parecido com o 190 mas que funcione de forma mais ágil e direta. Além disso, a partir do GPS do cadastrado, a central que for contactada informa o tempo de chegada da viatura até o local denunciado.

Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo, que já está disponível para o Android - a versão para Windows Phone será lançada neste domingo e o IOS apenas dia 12 de setembro. Mas para que a plataforma funcione é necessário toda uma infraestrututa, com acordos entre o município e também uma central de atendimento que garanta a  eficiência da central segurança.

Segundo os responsáveis pelo aplicativo, quase 100% do Agreste pernambucano está com a plataforma em uso, sendo que Belo Jardim, primeiro local que o Sempre Alerta foi baixado, não pagará pelo serviço. As cidades que contam com o aplicativo, segundo os empresários, são: Lajedo, Surubim, Gravatá, Garanhuns, Moreno, Pesqueira, Bom Conselho, Poção, Capoeiras, Ipojuca, Surubim, Panelas, Santa Cruz do Capibaribe, Tacaimbó e Sanharó.

Alerta Mulher
Éverton Cruz e Henrique Mafra, sócios da Mooh Tech, empresa que desenvolveu o Sempre Alerta,  estiveram nesta tarde no Diário de Pernambuco para apresentar a plataforma. Eles anunciaram uma parceria com a Secretaria da Mulher.  No dia 12 de setembro deverá ser lançado o Alerta Mulher, que funcionará como um botão de pânico para combater a violência contra mulher.

Mulheres em situação de risco deverão preencher todo o formulário e serão cadastradas, para facilitar o andamento os sócios estão pensando em um elemento identificador rápido para que a atuação da segurança seja ágil e a mulher não sofra nenhum tipo de abuso.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco