| |
Classic Hall está recebendo muitos visitantes durante a abertura da Campus Party Weekeend. Foto: Breno Pessoa/DP |
Em sua quinta edição, a Campus Party começou hoje, às 13h, no Classic Hall, com formato diferente dos anos anteriores. Em lugar dos habituais quatro dias de programação, o evento terá 24 horas seguidas de atividades, entre palestras, workshops, torneio de robótica, campeonatos de videogame e outros. A agenda completa pode ser vista em
http://recife.campus-party.org/agenda.
A programação mais enxuta foi a alternativa encontrada para contornar o menor aporte de recursos para a realização do evento, este ano chamado de Campus Party Weekeend.
| |
João Thailan, aluno da rede pública que participa do Torneio de Robótica na Campus Party. Foto: Breno Pessoa/DP |
“Tivemos metade do número de palestras que costumamos realizar, mas não quer dizer que é uma Campus inferior. Fomos mais exigentes na hora de escolher os palestrantes”, disse o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, citando como exemplo a presença do o ator norte-americano Paul Zaloom, o Beakman do programa O mundo de Beakman, sucesso nos anos 1990.
Além de Zaloom, a programação abre espaço para palestras sobre tendências de mobilidade, participação de mulheres na ciência, redes sociais, astronomia e outros temas. O evento ainda terá a presença dos produtores de conteúdo Alexandre Ottoni e Deive Pazos, respectivamente, Jovem Nerd e Azaghal, do portal Jovem Nerd. A dupla, famosa pelo podcast Nerdcast, fará palestra às 23h e participa também de uma sessão de gameplay às 4h.
Outras celebridades da web que marcam presença são os youtubers PC Siqueira e Kaio Oliveira, que fazem palestra no domingo, às 9h, sobre produção de conteúdo digital. A Campus Weekend é também sede da etapa estadual da 10ª Olimpíada Brasileira de Robótica, disputada por 120 alunos da rede municipal de ensino.
As provas do torneio são com robôs feitos com blocos de encaixe da Lego. O desafio é programar os robôs para realizar percursos com obstáculos para resgate de objetos no menor tempo possível.