Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Moto Z Motorola apresenta seu primeiro smartphone modular que será lançado no Brasil Sem revelar preços, a marca vai levar o novo smartphone às lojas em setembro deste ano

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/07/2016 10:40 Atualizado em: 20/07/2016 11:15

A câmera tem configurações de modo profissional, o que ajuda na captura de motivos pequenos ou estabilização de cenas de movimento.
Foto: Mariana Fabrício/DP.
A câmera tem configurações de modo profissional, o que ajuda na captura de motivos pequenos ou estabilização de cenas de movimento. Foto: Mariana Fabrício/DP.

Seguindo a tendência da indústria dos smartphones, a Motorola anunciou o Moto Z, um aparelho modular. Acompanhando um conceito simples, esses celulares podem se transformar, acrescentando novas funcionalidades. No caso da fabricante comprada pela Lenovo, o produto pode ser um projetor de imagens, um caixa de som ou ainda ter uma bateria extra acoplada.

O Moto Z será lançado somente em setembro e ainda não tem preço definido. Como diferencial ele traz as opções dos Moto Snaps, que são componentes que podem ser encaixados na parte traseira do smartphone através de uma grade magnética. "Não estamos lançando mais um produto e sim uma nova plataforma aberta em que qualquer pessoa pode desenvolver novos Snaps que, caso seja viável, será até vendido pela própria marca", conta o gerente de produtos Motorola, Renato Arradi.

A transformação começa pelo design. O desenho é diferente do que os consumidores estão acostumados a ver em modelos mais sofisticados da Motorola, como o Moto X Style ou o Moto Maxx. Construído em alumínio e aço inoxidável, o smartphone tem 5,2 mm de espessura, que o torna a opção mais fina do mercado. Segundo Arradi, a proposta é que com os módulos acoplados ainda fique boa a pegada e o peso seja o mínimo possível. Na parte traseira do ficam os sensores que une os módulos à carcaça do celular. Apesar de a ligação ser instantânea, não se mostrou frágil nas demonstrações feitas pela companhia, já que para retirar é preciso um certo esforço.

O aparelho chegará nas cores branca e preta. Na parte da frente funciona o sensor de impressão digital, igual ao do Moto G4 Plus. Com capacidade para dois chip, o Moto Z é repelente à água, a chuva e respingos. A tela tem 5,5 polegadas Quad HD Amoled, bateria de 2600 mAh processador Qualcomm Snapdragon 820. A memória RAM é de 4 GB e interna de 64 BG com suporte para cartão microSD expansível até 2 TB, deixando o armazenamento de fotos, vídeos e arquivos bem folgado. A câmera é de 13 MP, grava vídeos em Ultra HD (4K) com estabilização de imagem óptica, que deixa a imagem mais estável, evitando uma captura tremida. A câmera frontal é de 5 MP e possui flash frontal.


Moto Snaps
Os acessórios se encaixam ao telefone instantaneamente e sem afetar o design, já que eles se integram totalmente ao corpo do dispositivo. Os módulos são inteligentes e intercambiáveis com garantia de compatibilidade para futuras gerações do Moto Z. Todas as opções que serão lançadas tem uma bateria própria que pode ser carregada de forma independente.

Caixa de som JBL SoundBoost
Sem a necessidade de emparelhamento e configurações de cabos ou caixas, o SoundBoost produzido pela JBL mede 13 mm de espessura, pesa 145g e tem 3W de potência, o que salta ao que os smartphones do mercado oferecem nos sistemas de som nativos. Segundo a fabricante é possível passar até 10 horas de carga e existe a opção de sincronizar com outros dispositivos, tornando o som mais potente. Ele chega nas cores branca e preta.

O módulo ao ser acoplado na traseira do celular reproduz o som de forma automática.
Foto: Reprodução/Motorola.
O módulo ao ser acoplado na traseira do celular reproduz o som de forma automática. Foto: Reprodução/Motorola.

Projetor Portátil Moto Insta-ShareProjector
Capaz de projetar imagem de até 70 polegadas, o módulo funciona espelhando a imagem que é reproduzida na tela do celular. Pesando 120g, o acessório tem 11mm de espessura e uma resolução de até 854 x 480 pixels. Segundo a Motorola, com a bateria independente de 1.100 mAh ele é capaz de cumprir uma hora de transmissão contínua. A visualização pode ser feita em qualquer ângulo, estando com suporte plano, que pode ser visto tanto na parede como no teto, já que uma haste ajuda no posicionamento.

O projetor portátil tem três botões para ligar, desligar e ajustar foco. 
Foto: Reprodução/Motorola.
O projetor portátil tem três botões para ligar, desligar e ajustar foco. Foto: Reprodução/Motorola.

Carga extra Power Pack
A diferença das outras opções de bateria externa do mercado é a falta de fios para carregar. Mais parecido com uma capa de carga extra, apenas conectando na parte de trás, o carregamento é feito de forma automática. A bateria de 2.220 mAh representa 80% da capacidade de carga do Moto Z.

Ao conectar a bateria extra o usuário pode ver os níveis das cargas do celular e da Power Pack.
Foto: Reprodução/Motorola.
Ao conectar a bateria extra o usuário pode ver os níveis das cargas do celular e da Power Pack. Foto: Reprodução/Motorola.

Quem tiver uma ideia de um novo Moto Snap, pode aproveitar a arquitetura aberta e todas as ferramentas necessárias para desenvolver o novo modelo. O Programa de Desenvolvedor Moto Snaps, dá a chance tanto aos pequenos desenvolvedores quanto as grandes empresas. "A Lenovo investirá US$ 1 milhão do seu fundo nas pessoas ou companhias que criarem o melhor protótipo de Moto Snap até 31 de março de 2017", informou a empresa. Os interessados podem encontrar mais informações no site developer.motorola.com.


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco