° / °

Vida Urbana
Dispositivos móveis

Pernambuco é o segundo lugar do Nordeste em ataques cibernéticos

As 243 mil ameaças digitais contra smartphones Android bloqueadas em maio representam 21% do total da região

Publicado: 13/06/2016 às 16:57

/

/

Se você tem o costume de acessar informações e dados importantes através do dispositivo móvel, fique atento. Pernambuco aparece em segundo lugar do Nordeste quando o assunto é ataque cibernético, atrás apenas da Bahia. O resultado é expressivo: no total, foram 243 mil ameaças identificadas, o que significa que um em cada cinco ataques cibernéticos ocorridos na região aconteceu no estado. No Nordeste, segundo dados do Mapa de Ameaças Digitais, desenvolvido pela PSafe, a Bahia teve 306 mil ameaças bloqueadas. Já o Piauí aparece em terceiro lugar, com 163 mil ameaças.


Já levando em consideração os números do Brasil, quase metade das ameaças foram feitas no Sudeste, somando 2,1 milhões ou 48% do total. O Nordeste vem em segundo lugar, com 1,1 milhão e somando 26% do total. As ameaças no Sul representaram 11%, enquanto no Norte e Centro-Oeste, 7% cada.


A principal ameaça em maio foi de trojans. No mês, foram bloqueados mais de 2,8 milhões  deste tipo de ataque, que são uma porta de entrada para uma série de outras ameaças mais sérias à segurança do usuário de dispositivos conectados. As propagandas maliciosas (adwares) ficaram em segundo lugar, com pouco mais de 869 mil bloqueios.


Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo aplicativo PSafe Total, assistente virtual de segurança e performance para smartphones com sistema operacional Android, que possui mais de 75 milhões de downloads e 21 milhões de usuários ativos.
Mais de Vida Urbana