A companhia Mercado Livre anunciou, nesta terça-feira, através da sua empresa de logística Mercado Envios, que comprou a empresa de logística Axado, de Florianópolis, por R$ 26 milhões. O objetivo da aquisição, segundo um comunicado da companhia, é fortalecer a parte de envios para os compradores e vendedores que usam a plataforma Mercado Livre.
De acordo com uma reportagem no portal Olhar Digital, além da plataforma Mercado Livre, a empresa também possui outras divisões de negócios voltadas para publicidade (Mercado Livre publicidade), pagamentos digitais (Mercado Pago) e logística (Mercado Envios). A aquisição foi feita pela unidade de negócios Mercado Envios e, segundo o Mercado Livre, não impactará de forma significativa os colaboradores da Axado.
Atualmente, segundo a empresa, mais de 70% dos envios feitos por meio da plataforma são feitos pela Mercado Envios e boa parte desses envios são feitos entre consumidores ou ainda de pequenos varejistas a consumidores.
SistemasA reportagem do portal Olhar Digital menciona que o principal desafio da empresa, no entanto, era criar um sistema que gerenciasse o seu sistema de logística com os esquemas de envios de outros grandes varejistas que atuam na plataforma. A empresa então iniciou uma parceria com a Axado, e em seguida prosseguiu com a aquisição.
Segundo a empresa, a integração com a solução de tecnologia da Axado permitirá que as grandes varejistas da plataforma tenham mais facilidade na gestão de seus processos de envios. Lojas com sistemas próprios de logística poderão integrar seus sistemas com o da Mercado Envios, otimizando os processos.
Além disso, outros vendedores que usam a plataforma também poderão contar com a infraestrutura logística mais robusta da Axado. Isso significa prazos mais curtos para entrega e preços mais baratos de frete, além de melhores opções de rastreamento dos produtos.