Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Pesquisa Vendas de notebooks high-end crescem apesar da crise O volume de vendas aumentou mais de 10% desde 2015

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/04/2016 16:48 Atualizado em:

Os produtos de alto valor agregado estão apresentando um bom desempenho nas vendas, mesmo com a crise econômica. É o que aponta a pesquisa realizada pela consultoria IDC Brasil. Ao todo, os modelos com preço igual ou superior a R$ 4 mil representaram 15% do total de notebooks comercializados em 2015. Em comparação ao fim de 2014, as vendas desses aparelhos não passavam de 3% do volume total.

“No último ano, houve uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro, que passou a investir em equipamentos mais robustos e com preços mais altos. Para este ano, esperamos um cenário muito semelhante”, explica o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge. Além disso ainda contam o status agregado ao produto e apelo social positivo.

Além de outras características analisasdas o design, o modelo e a marca do produto e não apenas o preço, são priorizados pelo consumidor. “Com o dólar alto, as pessoas desistem de viajar para comprar certos produtos e acabam os adquirindo por aqui, pois o preço para compra no exterior já não compensa mais” diz o consultor Claudio Prado, especialista em Comunicação para o Mercado de Luxo e diretor da Luxo A+.

As configurações também analisadas encarecem o produto, como tela sensível ao toque, processador de última geração, placa gráfica, bateria, entr outros itens. Com o fôlego as vendas concentrado no e-commerce, o dólar deixa de ser o vilão mesmo em tempo de crise econômica, como analisa Prado. “Com o dólar alto, as pessoas desistem de viajar para comprar certos produtos e acabam os adquirindo por aqui, pois o preço para compra no exterior já não compensa mais”, finaliza o diretor.

Primeira Pessoa com Sam Nóbrega
O esforço de Guilherme e a rede de solidariedade que surgiu
Sobre Vidas: Natanael Ramos e Gil Sormany
Salão de Tóquio: Mitsubishi 2020
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco