Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Smart Cities Recife está entre as 50 cidades mais inteligentes Conecta Recife é um dos projetos que colocam a cidade no ranking Connected Smart Cities

Por: Max Felipe - Especial para o Diario

Publicado em: 29/04/2016 09:32 Atualizado em: 29/04/2016 20:14

Disponibilizando internet sem fio de graça em 70 pontos sinalizados da capital pernambucana, o Conecta Recife é um dos projetos que colocam a cidade entre as 50 de maior potencial de desenvolvimento no Brasil, segundo o ranking Connected Smart Cities (cidades inteligentes conectadas). O ranking, divulgado em 2015, foi aplicado em banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério da Justiça.

Para apresentar a iniciativa a outros estados e conhecer novos projetos, representantes de prefeituras, fundações, centros e institutos do Nordeste participaram ontem do Encontro Regional Connected Smart Cities, no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, no Recife. Eles  discutiram temáticas nos painéis de urbanismo, inovação, tecnologias da informação e comunicação. O evento foi realizado pela Sator, empresa de produção de eventos, em parceria com a prefeitura e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (C.E.S.A.R).
Para a escolha do Recife entre as 50 cidades inteligentes do país, foram avaliados 700 municípios, com base em 70 indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, e permitem um mapeamento das oportunidades, procurando encontrar soluções inteligentes para os problemas que afetam a qualidade de vida dos cidadãos. “Estamos antenados a serviços modernos e procurando implantar novos projetos”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Luís Neto.

Entre as ações do Recife nesse âmbito, destacam-se ainda iniciativas como o Programa Robótica na Escola, considerado um dos mais avançados enquanto ferramenta pedagógica e que já vem mudando a realidade dos alunos da rede municipal; a distribuição de tablets para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal; o Portal da Transparência, que é considerado um dos melhores do país pelo site Contas Abertas e o site Dados Abertos; a gestão do trânsito a partir da instalação de nobreaks e das câmeras de segurança e de controle do tráfego.

Conexão

Segundo a Empresa Municipal de Informática (Emprel), pelo menos 300 pessoas podem se conectar simultaneamente na Rua do Bom Jesus e na Praça do Arsenal. Já no Marco Zero, o número chega a apenas 1,2 mil usuários de forma simultânea. A velocidade mínima de 640 kbp.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco