Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Mangue Baja Equipe da UFPE representa o Brasil durante competição mundial em Nova York Os vinte alunos que representarão a equipe seguem no dia 28 de maio e o carro, batizado de Mago, já foi enviado a Nova York

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/04/2016 15:15 Atualizado em: 28/04/2016 15:26

Alunos viajam antes para resgatar o carro, que segue desmontado, em Nova York, e, no Instituto de Tecnologia de Rochester, realizar a montagem, regulagem e testes necessários. Foto: UFPE/Divulgação
Alunos viajam antes para resgatar o carro, que segue desmontado, em Nova York, e, no Instituto de Tecnologia de Rochester, realizar a montagem, regulagem e testes necessários. Foto: UFPE/Divulgação

A equipe do Mangue Baja da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será uma das representantes do Brasil na competição mundial da Society of Automotive Engineers (SAE) que ocorrerá na cidade de Rochester, no estado de Nova York (EUA), entre os dias 9 e 12 de junho. Os vinte alunos que representarão a equipe seguem no dia 28 de maio e o carro já foi enviado na manhã da última terça-feira. Os professores do Departamento de Engenharia Mecânica, Flávio Silva e Carlson Verçosa, que coordenam a equipe, chegam no dia 2 de junho.

Segundo a UFPE, os alunos viajam antes porque precisam resgatar o carro, que segue desmontado, em Nova York, e, no Instituto de Tecnologia de Rochester, local da competição, realizar a montagem, regulagem e testes necessários. “As regras da competição mundial mudaram e a nossa equipe teve que adaptar o carro em apenas 15 dias para participar da competição. Foi um tempo recorde”, comemorou o professor Flávio Silva.

Batizado de Mago, o carro que participará da competição é uma homenagem ao professor Dário Ferraz, que coordenou a equipe do Baja e faleceu no ano passado. Além da equipe do Mague Baja da UFPE, apenas as equipes do Centro Universitário FEI e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) representarão o Brasil na competição internacional.

O Mangue Baja é formado por 36 alunos dos cursos de engenharia mecânica, materiais, produção, eletrônica, elétrica e de automação e controle da UFPE. A equipe é coordenada pelos professores orientadores Flávio Silva, Carlson Verçosa e Magda Vieira e contam também com a orientação do professor Máxime Montoya, todos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE.

“A equipe já participou de cinco competições internacionais e vem evoluindo. Ano passado ficamos em quarto lugar geral e a expectativa, esse ano, é que possamos ficar entre os três primeiros”, comentou o gerente de equipe, o estudante Luan Fernando Pinto.

O Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e a UFPE disponibilizam os recursos para a ida da equipe a Rochester. Para ajudar nos gastos, os alunos estão organizando uma feijoada beneficente no próximo sábado, a partir das 11h30, no Clube Universitário, no Campus Recife da UFPE. A feijoada completa custa R$ 40 e os convites podem ser adquiridos com qualquer integrante da equipe.

Com informações da UFPE

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco