Mobile moneyAplicativo transforma celular em conta para pagamento, depósito e transferênciasA iniciativa não tem nenhum vínculo com os bancos tradicionais
Através de dispositivos móveis é possível realizar transações mesmo sem ter contas em banco.
Foto: Divulgação.
Aplicativo criado por brasileiros, o Celcoin transforma o número de celular em uma conta digital que pode movimentar dinheiro realizando transferências, pagamentos, recargas e compras sem ter vínculo com bancos. O app não cobra taxas de adesão, mensalidade, nem anuidade. As transações são feitas apenas por dispositivos móveis.
Com experiência no mercado financiero, o fundador do Celcoin, Marcelo França, explica que aposta em um seguimento batizado de mobile money, que já funciona em outras partes do mundo. "Nosso objetivo é democratizar o gerenciamento financeiro das pessoas sem necessariamente ter vínculo a um banco. As transações podem ser feitas pelo aplicativo ou por SMS direto do smartphone usando apenas o número de celular", explica o CEO.
França pretende atingir os 55 milhões de brasileiros que não possuem contas bancárias, segundo dados do IBGE. Em Pernambuco já são mais de 30 mil clientes. Diante da facilidade do uso, França explica que as transações não representam risco para o usuário. "Acompanhei a evolução de outros projetos de mobile money e e-wallets em outros países emergentes e é utilizado o mesmo sistema de criptografia e autenticação dos aplicativos de bancos. Além disso, todas as transações exigem senhas", conta Marcelo.
Atualmete três sócios trabalham no Celcoin. O lucro da empresa é gerado pelos percentuais repassados por parceiros ou produtos vendidos a cada transação feita. De acordo com a companhia, em cerca de um mês mais de três mil pernambucanos passaram a utilizar o aplicativo que já conta com mais de 20 pontos para saques e depósitos feitos na rede PagFácil.
Para utilizar o Celcoin, é preciso baixar o App, carregar o saldo com limite mínimo de 20 reais e máximo de cinco mil reais. O Celcoin também pode ser usado pela web e, algumas transações, como a consulta de saldo, recarga e encerramento da conta, por SMS. Ao todo são 460 pontos onde podem ser realizados saques em dinheiro. Mais de 29 mil clientes já fizeram ou receberam pelo menos um depósito. Com o lançamento e divulgação, os sócios esperam chegar a 300.000 clientes ativos até o final deste ano.