Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Adesão Com bloqueio do WhatsApp, Telegram ganha mais de 1 milhão de novos usuários O app informou por meio da conta na rede social que algumas pessoas podem enfrentar problema para acessar o software

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 17/12/2015 07:33 Atualizado em: 17/12/2015 12:03


Com o WhatsApp fora do ar por 48 horas, devido a uma decisão da Justiça de São Paulo, os usuários estão procurando outras formas de se comunicar por aplicativos. Um dos mais baixados é o Telegram, que funciona de forma semelhante ao app de propriedade do Facebook.
 
Segundo o Twitter oficial do programa no Brasil, mais de 1 milhão de novos usuários brasileiros fizeram cadastro no aplicativo em menos de quatro horas. Por isso mesmo, o app informou por meio da conta na rede social que algumas pessoas podem enfrentar problema para acessar o software. 


Um das características do aplicativo é ter como foco a segurança. Com ele, é possível, por exemplo, abrir chats "secretos", trocar imagens e vídeos. Uma vantagem da ferramenta é o uso de stickers, figurinhas semelhantes aos emoticons, recurso também presente no bate-papo do Facebook. Além disso, permite a utilização de gifs animados. O Telegram tem todas as suas conversas criptografas, dificultando que suas conversas sejam acessadas por outras pessoas.

Entenda o caso
A razão pela qual o WhatsApp teve seu bloqueio determinado pela Justiça é o descumprimento de uma ordem em julho deste ano. O processo corre em sigilo, mas o site oficial do Tribunal de Justiça de São Paulo relata que em 23 de julho, o aplicativo recebeu uma determinação que não foi atendida. Em seguida, a empresa foi mais uma vez notificada no dia 7 de agosto, desta vez com uma multa em caso de descumprimento. Mais uma vez não houve reação do Whatsapp. 

Assim, o Ministério Público decidiu por requerer o bloqueio temporário do aplicativo com base no Marco Civil da Internet. A solicitação foi aceita pela juíza Sandra Regina Nostre Marques. A solicitação foi realizada pelo Grupo de Combate às Facções Criminosas (GCF), mas não se sabe qual o crime investigado. 


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco