Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Polêmica Garotas que usam o celular na aula apresentam pior desempenho, diz estudo Segundo a pesquisa, garotos usam a Internet para enviar informação, enquanto garotas utlizam a rede para interação social e nutrir relacionamentos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/10/2015 09:51 Atualizado em:

O envio das mensagens gera um comportamento compulsivo nas meninas, que é a verdadeira raiz do problema. Foto: Maëlick/Flickr/Reprodução
O envio das mensagens gera um comportamento compulsivo nas meninas, que é a verdadeira raiz do problema. Foto: Maëlick/Flickr/Reprodução

Uma pesquisa da Associação Psicológica Americana apresentou uma conclusão polêmica. Segundo o estudo, entre os estudantes que utilizam o celular na aula, apenas as mulheres são prejudicadas. A pesquisa tinha o objetivo de descobrir como o envio de mensagens pelo aparelho influenciava em fatores como atrapalhar a capacidade dos alunos em cumprir tarefas, a preocupação com as mensagens enviadas, entre outros.

Os resultados dos testes apontaram que apenas as meninas demonstraram uma piora no seu desempenho escolar (incluindo notas, envolvimento social e outros fatores) com o uso de smartphones. A razão para a diferença está no propósito das mensagens enviadas. Tanto homens quanto mulheres enviam um bom número delas por dia. "Usando como base o que nós sabemos da comunicação da Internet, pesquisas anteriores mostraram que garotos usam a Internet para enviar informação, enquanto garotas usam isso para interação social e nutrir relacionamentos", explica a pesquisadora-chefe do estudo, Kelly M. Lister – Landman.

Com isso, um comportamento compulsivo é gerado nas meninas, que é a verdadeira raiz do problema. Landman ainda chama a atenção para outros fatores que podem agravar a situação. “Garotas neste estágio de desenvolvimento também têm mais tendência que os garotos a ruminar com outros ou engajar em pensamentos obsessivos, preocupados, através de contextos. Dessa forma, pode ser que a natureza do texto que as garotas enviam e recebem seja mais distrativa, assim interferindo com seu ajuste acadêmico.”

A pesquisa foi realizada em 403 alunos de 11 escolas de uma cidade semi-rural do Centro-Oeste norte-americano, com uma taxa de estudantes analisados predominantemente branca. Outro ponto importante é que o estudo conteve apenas relatórios feitos pelos próprios alunos, reforçando a necessidade de maiores trabalhos sobre o assunto.


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco