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O envio das mensagens gera um comportamento compulsivo nas meninas, que é a verdadeira raiz do problema. Foto: Maëlick/Flickr/Reprodução |
Uma pesquisa da Associação Psicológica Americana apresentou uma conclusão polêmica. Segundo o estudo, entre os estudantes que utilizam o celular na aula, apenas as mulheres são prejudicadas. A pesquisa tinha o objetivo de descobrir como o envio de mensagens pelo aparelho influenciava em fatores como atrapalhar a capacidade dos alunos em cumprir tarefas, a preocupação com as mensagens enviadas, entre outros.
Os resultados dos testes apontaram que apenas as meninas demonstraram uma piora no seu desempenho escolar (incluindo notas, envolvimento social e outros fatores) com o uso de smartphones. A razão para a diferença está no propósito das mensagens enviadas. Tanto homens quanto mulheres enviam um bom número delas por dia. "Usando como base o que nós sabemos da comunicação da Internet, pesquisas anteriores mostraram que garotos usam a Internet para enviar informação, enquanto garotas usam isso para interação social e nutrir relacionamentos", explica a pesquisadora-chefe do estudo, Kelly M. Lister – Landman.
Com isso, um comportamento compulsivo é gerado nas meninas, que é a verdadeira raiz do problema. Landman ainda chama a atenção para outros fatores que podem agravar a situação. “Garotas neste estágio de desenvolvimento também têm mais tendência que os garotos a ruminar com outros ou engajar em pensamentos obsessivos, preocupados, através de contextos. Dessa forma, pode ser que a natureza do texto que as garotas enviam e recebem seja mais distrativa, assim interferindo com seu ajuste acadêmico.”
A pesquisa foi realizada em 403 alunos de 11 escolas de uma cidade semi-rural do Centro-Oeste norte-americano, com uma taxa de estudantes analisados predominantemente branca. Outro ponto importante é que o estudo conteve apenas relatórios feitos pelos próprios alunos, reforçando a necessidade de maiores trabalhos sobre o assunto.